Deixar o carro exposto às ações do sol e da chuva, todos os dias, é algo que pode ser ruim para a pintura do veículo, a longo prazo. Para evitar esses problemas, a melhor dica é investir em uma cobertura para garagem, que faz toda a diferença na hora de proteger o automóvel.
Além de evitar estragos na pintura causados pela variação da temperatura e de proteger o carro de outros imprevistos, como os causados por chuvas de granizo, a cobertura pode se tornar um elemento decorativo para valorizar ainda mais a fachada da casa.
Na dúvida sobre qual estrutura escolher? A seguir vamos apresentar alguns tipos de coberturas para garagem que combinam com os mais variados modelos de imóveis. Confira!
Tipos de cobertura para Garagem
Existem diversos modelos de coberturas para garagem, a começar pelo tipo mais barato, composto por uma cobertura simples com telha metálica, que não interfere na arquitetura do imóvel nem ocupa muito espaço. Essa versão combina bastante com as garagens laterais e cumpre bem o seu papel de proteção.
Mas se você deseja ter uma garagem mais moderna e está disposto a investir, a cobertura de vidro para garagem pode ser uma ótima opção. Em alta, esse tipo de material provoca um efeito estético bem bonito, conferindo leveza e elegância à decoração do imóvel.
Outra opção que traz efeito parecido é a cobertura de policarbonato para garagem, outro material leve e muito usado em projetos modernos, que valorizam a luz natural. O detalhe é que as telhas de policarbonato, assim como as de vidro, podem trazer uma película protetora contra a incidência dos raios UV sobre o veículo.
Os pergolados de madeira são outra alternativa bastante interessante. Bonitos e versáteis, eles se adaptam bem a diferentes estilos de construção, proporcionando um sombreamento leve sobre a área em que o veículo fica estacionado.
Eles podem ser produzidos a partir de vários tipos de madeira (jatobá, ipê, eucalipto, etc.), com a opção de apresentarem cobertura ou não. No caso das versões com cobertura, elas podem ser de vidro, policarbonato ou de telhas convencionais. Há até a possibilidade de uma cobertura vegetal, com espécies trepadeiras, ótima versão para decorações rústicas.
Como escolher o Modelo Ideal?
Para escolher a melhor cobertura para garagem, leve em conta uma série de fatores, iniciando pela estrutura do seu imóvel (é importante verificar se a cobertura desejada não vai interferir na arquitetura da casa).
Você deve levar em conta as características climáticas da região. Se chove muito no local, por exemplo, um pergolado sem cobertura pode não surtir tanto efeito na proteção do veículo, apesar de apresentar uma aparência interessante.
Algo que também podemos considerar é que uma garagem coberta pode ter outras utilidades, como ser usada como área para receber os amigos em um dia de calor, para fazer churrascos e festas, etc.
Vale ainda analisar o orçamento disponível, já que será necessário contratar profissionais experientes para evitar futuros problemas com reformas.
10 Modelos de Coberturas para Garagem para te Inspirar
Para que você se inspire ao preparar seu projeto, separamos 10 tipos de coberturas para garagem.