23 portas externas para seu projeto

As portas externas são importantes para compor a fachada da casa, contribuindo para a sua composição visual, além de interferirem diretamente na incidência da luz natural na área interna e na ventilação.

porta-de-vidro-com-grade-em-ferro-1-600x400

23 portas externas para seu projeto

A escolha do material e do design deve ser considerado de forma que estabeleça harmonia com o estilo da decoração da casa e com os demais elementos da fachada. O seu tamanho deve ser baseado, primeiramente, nas medidas da parede onde serão embutidas e nas restrições de espaço.

porta-grande-madeira

Além disso, é importante considerar a sua durabilidade, considerando que portas externas tendem a ficar mais expostas à diferentes condições climáticas e suas interferências, que podem danificá-la.

porta-colorida-1

Principalmente devido à resistência, os modelos de aço e alumínio são os mais indicados. Já as opções de madeira devem ser maciças, conferindo maior resistência e segurança. As portas de madeira escuro podem compor uma decoração mais clássica ou rústica, dependendo muito do estilo e acabamento. Para conservação, exige a aplicação de verniz para impermeabilizar e evitar danos à estrutura.

porta-de-madeira-pivotante

Em casas com pé direito alto, as portas com dimensões maiores, altas e largas, combinada com um longo puxador horizontal, criam um visual imponente e diferenciado. São uma ótima escolha para casas com estilo contemporâneo. Essa opção possui custo mais alto devido ao material empregado.

Veja também: Modelos de Fachadas de Casas de Campo

porta-madeira-dupla

Já as portas de vidro, que podem ser transparentes – caso a ideia seja favorecer a maior incidência de luz natural –  ou jateadas – ideais para garantir a privacidade – e combinam com a decoração moderna das casas.

porta-vidro-estrutura-metalica

Vale considerar também para o seu projeto as portas que mesclam diferentes materiais. Como portas de madeira com vidros nos batentes laterais e no centro, que contribuem para o aproveitamento da luz natural para iluminação do ambiente; ou modelos com estrutura de madeira e vidro nas laterais.

porta-com-vidro

As portas pivotantes, modelo que gira em um eixo central, são recomendadas para ambientes maiores, já que exigem um espaço maior livre ao seu entorno, para garantir que a abertura não atrapalhe a circulação e eventuais móveis próximos. Normalmente são feitas sob medida para melhor adaptação à estrutura do imóvel. São sofisticadas e imponentes.

porta-colorida

Para otimizar o espaço, as portas de correr, dobráveis ou sanfonadas são opções práticas e facilmente adaptadas. Além de instaladas na fachada da casa, podem ser colocadas na saída para a área externa, de lazer ou quintal.

porta articulada e safonada montagem (1)

As portas com duas folhas, com abertura tradicional, garantem sofisticação para ambientes mais clássicos.

porta-sanfonada

As portas comuns de abrir também possuem o seu charme. A diferença está na composição do material e na escolha dos puxadores e maçanetas. Aposte também no desenho delas, que pode ser com traços mais arredondados no centro, ou frisos em formato de linhas retas em toda a extensão.

porta-com-vidro

Em decorações mais modernas e sóbrias, use portas mais claras.

porta-simples

Portas escuras, com puxadores metálicos, conferem elegância para o ambiente.

porta-madeira-detalhe-trancado

Para deixar a fachada mais arrojada, além de dar um destaque moderno à casa, que tal usar uma porta de laca, lisa, com cores mais vivas?

porta-colorida-com-metal

Escolha cuidadosamente o puxador de sua porta, de acordo com o estilo proposto para o ambiente, para valorizá-la ainda mais. Eles podem ser tradicionais, retos, curtos, dispostos na vertical ou horizontal.

g_WR1331844300W4f6254ccbfd89
porta-colorida-com-vidro

porta-decorada-com-adesivo-colorido porta-de-correr porta-de-correr-metalica porta-estrutura-madeira porta-grande-aluminio
porta-puxador-metalico


porta-vidro-jateado

São diversas opções e estilos, vale ressaltar ainda que você pode criar seu próprio estilo, montando portas com o seu design exclusivo. Por isso, são infinitas as chances de se criar portas externas.