As portas externas são importantes para compor a fachada da casa, contribuindo para a sua composição visual, além de interferirem diretamente na incidência da luz natural na área interna e na ventilação.
23 portas externas para seu projeto
A escolha do material e do design deve ser considerado de forma que estabeleça harmonia com o estilo da decoração da casa e com os demais elementos da fachada. O seu tamanho deve ser baseado, primeiramente, nas medidas da parede onde serão embutidas e nas restrições de espaço.
Além disso, é importante considerar a sua durabilidade, considerando que portas externas tendem a ficar mais expostas à diferentes condições climáticas e suas interferências, que podem danificá-la.
Principalmente devido à resistência, os modelos de aço e alumínio são os mais indicados. Já as opções de madeira devem ser maciças, conferindo maior resistência e segurança. As portas de madeira escuro podem compor uma decoração mais clássica ou rústica, dependendo muito do estilo e acabamento. Para conservação, exige a aplicação de verniz para impermeabilizar e evitar danos à estrutura.
Em casas com pé direito alto, as portas com dimensões maiores, altas e largas, combinada com um longo puxador horizontal, criam um visual imponente e diferenciado. São uma ótima escolha para casas com estilo contemporâneo. Essa opção possui custo mais alto devido ao material empregado.
Veja também: Modelos de Fachadas de Casas de Campo
Já as portas de vidro, que podem ser transparentes – caso a ideia seja favorecer a maior incidência de luz natural – ou jateadas – ideais para garantir a privacidade – e combinam com a decoração moderna das casas.
Vale considerar também para o seu projeto as portas que mesclam diferentes materiais. Como portas de madeira com vidros nos batentes laterais e no centro, que contribuem para o aproveitamento da luz natural para iluminação do ambiente; ou modelos com estrutura de madeira e vidro nas laterais.
As portas pivotantes, modelo que gira em um eixo central, são recomendadas para ambientes maiores, já que exigem um espaço maior livre ao seu entorno, para garantir que a abertura não atrapalhe a circulação e eventuais móveis próximos. Normalmente são feitas sob medida para melhor adaptação à estrutura do imóvel. São sofisticadas e imponentes.
Para otimizar o espaço, as portas de correr, dobráveis ou sanfonadas são opções práticas e facilmente adaptadas. Além de instaladas na fachada da casa, podem ser colocadas na saída para a área externa, de lazer ou quintal.
As portas com duas folhas, com abertura tradicional, garantem sofisticação para ambientes mais clássicos.
As portas comuns de abrir também possuem o seu charme. A diferença está na composição do material e na escolha dos puxadores e maçanetas. Aposte também no desenho delas, que pode ser com traços mais arredondados no centro, ou frisos em formato de linhas retas em toda a extensão.
Em decorações mais modernas e sóbrias, use portas mais claras.
Portas escuras, com puxadores metálicos, conferem elegância para o ambiente.
Para deixar a fachada mais arrojada, além de dar um destaque moderno à casa, que tal usar uma porta de laca, lisa, com cores mais vivas?
Escolha cuidadosamente o puxador de sua porta, de acordo com o estilo proposto para o ambiente, para valorizá-la ainda mais. Eles podem ser tradicionais, retos, curtos, dispostos na vertical ou horizontal.
São diversas opções e estilos, vale ressaltar ainda que você pode criar seu próprio estilo, montando portas com o seu design exclusivo. Por isso, são infinitas as chances de se criar portas externas.