4 ideias para otimizar o espaço em apês pequenos

Grandes capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife possuem características em comum devido ao seu tamanho. No ramo imobiliário, isso é evidenciado pelo perfil das moradias nessas localidades – principalmente em áreas mais centrais. 

otimizar o espaço em apês pequenos

Descubra como “aumentar” ambientes reduzidos com essas dicas.

Se você está buscando apartamento a venda em São Paulo ou já procurou alguma vez na vida, deve ter percebido que os imóveis estão menores do que costumavam ser. Isso se deve a inúmeros fatores, como o aumento populacional das cidades, pouca área livre para construção, mudança nos hábitos das pessoas, diminuição do tamanho médio das famílias e muito mais!

Um dos maiores desafios encontrados por quem possui um imóvel de até 60 m² é na hora de decorá-lo. No conteúdo de hoje traremos algumas dicas para que você faça isso de forma a aproveitar melhor o seu espaço. Boa leitura!

Menos sempre é mais

Por uma questão de bom senso, é fácil chegar à conclusão de que um imóvel com ambientes menores não irá se beneficiar de muitos elementos. Móveis e objetos de decoração acabam ocupando um espaço precioso na circulação de uma sala de estar, por exemplo.

Segundo a filosofia minimalista, é necessário que um indivíduo tenha à sua volta apenas o que de fato é importante para ele. Essa é uma boa forma de refletir sobre o que tem e o que não tem espaço em sua vida – e ajuda bastante na hora de escolher o que cabe no cômodo ou não. 

Escolha correta da paleta de cores

Junto à seleção enxuta de itens de decoração, objetos e móveis, é preciso pensar também nas tonalidades que serão empregadas nesse décor. A paleta escolhida para ambientes menores é fundamental para trazer a sensação de amplitude necessária para esse tipo de espaço.

Cores quentes ou muito escuras pesam nos ambientes e passam a impressão de que são menores. Em contrapartida, cores neutras ou versões mais claras dos tons não só favorecem o espaço pequeno, como também são ideais para refletir a luz natural que ocorre durante o dia, trazendo mais vida para sua casa!

Utilização de espaços aéreos

Para driblar a falta de espaço, uma técnica bastante utilizada por designers de interiores é o emprego de nichos e prateleiras espalhados pelos ambientes. Eles evitam a utilização de cômodas, mesas de canto e racks gigantes. 

Além disso, eles possibilitam um melhor aproveitamento de um espaço antes inacessível – o que dá espaço à criatividade na hora de decorar, mas sem exageros para não gerar uma poluição visual no ambiente.

Posicionamento de espelhos

Outra técnica bastante colocada em prática nos projetos para espaços menores é a utilização estratégica de espelhos para garantir uma impressão de profundidade aos cômodos.

Uma mesa de jantar encostada na parede pode se beneficiar desse artifício, pois a luz central que ilumina essa região da sala é refletida pelo espelho e traz maior claridade e sofisticação para o espaço durante as refeições. A parede onde o sofá é encostado também é outra ótima opção para proporcionar o efeito, “duplicando” esse ambiente.

Para finalizar e se couber no orçamento, faça uma pesquisa por móveis construídos sob medida. Eles são capazes de otimizar a funcionalidade dos projetos pois aproveitam de forma inteligente os espaços dedicados a eles.

Boa sorte em sua renovação e até a próxima!