5 dicas de decoração minimalista para o seu apartamento

O estilo minimalista é perfeito para quem busca mais espaço e organização no dia a dia.

dica de decoracao minimalista

O estilo minimalista utilizado na decoração de interiores é uma abordagem que deriva do movimento de mesmo nome fundado entre as décadas de 60 e 70. Sua filosofia, aplicada nas artes, na música e na cultura de forma geral, incorpora conceitos de funcionalidade para a vida das pessoas.

Dessa forma, o objetivo do estilo é ensinar uma abordagem prática em relação ao cotidiano onde apenas o que é necessário deve compor o visual dos ambientes. Ideal para quem procura investir no primeiro apartamento e está buscando termos como “calculadora financiamento de imovel” no Google, o minimalismo é um estilo que favorece o público que já possui poucos móveis e objetos de decoração. Descubra como incorporá-lo em seus espaços!

  1. Comece planejando seus próximos passos

O minimalismo não é só sobre se livrar de coisas, mas também sobre como otimizar espaços. Tal mudança exige uma reflexão sobre os motivos para adotar a filosofia em sua vida. Pode ser por uma casa mais organizada, equilibrar a mente ou até mesmo diminuir a sensação de sufocamento proporcionada pela quantidade elevada de objetos.

Uma vez compreendida a razão, é importante construir um roteiro das ações que serão tomadas. Inicie fazendo uma planilha listando todos os móveis e itens de decoração dos ambientes e definindo a necessidade da presença deles. Ao fim desse exercício, você terá um panorama completo do seu projeto.

  1. O momento de limpeza dos ambientes

O capítulo mais difícil para alguns no que diz respeito à adoção do minimalismo é justamente o momento mais importante da jornada. Chegou a hora de colocar seu projeto para andar e praticar um pouco de desapego.

O objetivo agora é diminuir de forma considerável a quantidade de coisas que povoam seus ambientes. Quadros, esculturas, objetos pequenos de decoração e móveis sem utilidade precisam encontrar outro destino. Aliás, essa é uma ótima oportunidade para fazer o bem ao doar itens que ainda podem ter utilidade para outras pessoas!

  1. Organizando tudo que importa para você

Uma vez que a “limpa” tenha sido feito, você observará que ganhou bastante espaço em seus cômodos. Dessa forma, os itens e móveis restantes precisam ser rearranjados em uma nova disposição.

Configure os elementos de forma a otimizar o ambiente, trazendo maior mobilidade para o dia a dia. Ao fim dessa organização, além de ter descoberto um novo potencial para o seu cômodo, irá perceber com o tempo que a mente também ficará mais leve justamente pela diminuição na quantidade de informações visuais.

  1. Incorpore traços do minimalismo à decoração

Um ambiente 100% funcional tende a ser frio e menos vibrante. Ao passo que o minimalismo tem a praticidade como virtude, é necessário trazer um pouco de humanidade para sua sala de estar ou para o seu quarto.

Para isso, invista na predominância de cores neutras como o branco ou gelo e contraste com cores de um espectro mais elegante como o azul marinho ou o bordô em um ponto focal, como apenas uma das paredes da sala. Complete a composição com uma iluminação quente utilizando pendentes discretos ou luminárias de chão.

  1. Para finalizar o projeto…

Se mesmo com a pintura e a presença de uma iluminação mais aconchegante você achar que o ambiente continua muito impessoal, invista em plantas fáceis de cuidar e que combinam com o seu projeto como a Espada-de-São-Jorge, a Bromélia ou Lírio da Paz. É uma maneira prática de trazer cor e personalidade para o seu apartamento!

Mais que um estilo, o minimalismo é uma filosofia transformadora que traz alegria e organização para ambientes que acabam reverberando para a vida como um todo. Para não se frustrar durante o processo, incorpore seus elementos aos poucos.

Boa sorte em sua busca pela funcionalidade!