A arte de bordar permite criar os mais variados tipos de formas e desenhos para dar um toque especial a roupas, panos de prato, toalhas e diversas outras peças, utilizando técnicas bastante conhecidas, como o tradicional ponto cheio.
Uma das técnicas de bordado mais básicas e antigas, o ponto cheio é usado para preencher desenhos no tecido (formas e figuras de pessoas, animais, plantas, etc.) em alto relevo, dando um ar mais charmoso e sofisticado à peça.
Se você está pensando em bordar uma peça personalizada para dar de presente a alguém, por exemplo, ou para inovar no visual de peças antigas que possui em casa, utilizar essa técnica é uma ótima opção. Ainda não sabe como fazer ponto cheio no bordado? Fique conosco que vamos lhe ensinar!
Como fazer bordado ponto cheio passo a passo
O bordado com ponto cheio costuma ser usado para preencher curvas, formas circulares e diferentes outros tipos de desenhos, como para bordar flores. Ele consiste, basicamente, em pontos com linhas retas bem próximas umas das outras.
A técnica é considerada fácil de fazer, mas se você ainda não sabe, confira o passo a passo para fazer bordado com ponto cheio a seguir, que traz dicas muitos úteis para aprender a bordar à mão.
- Passo 1: Escolha o desenho que você pretende preencher e risque-o no tecido que será bordado, usando um lápis para demarcar bem a posição da figura.
- Passo 2: Pegue a linha, coloque na agulha, e faça um nó na ponta.
- Passo 3: Passe a agulha por baixo do tecido e puxe bem, até travar no nó.
- Passo 4: Agora, coloque a agulha em cima de onde ela saiu e volte, puxando-a junto ao primeiro ponto.
- Passo 5: Em seguida, você deverá bordar um ponto bem juntinho ao outro até fechar todo o espaço riscado do desenho.
- Passo 6: Continue com o ponto até o final do bordado e arremate pelo lado avesso, finalizando. Caso tenha alguma dificuldade, lembre-se de que no início pode ser complicado, mas ao praticar bastante você terá total facilidade para bordar.
Dicas importantes
Antes de iniciar o bordado ponto cheio, é preciso analisar bem o tamanho da área que será bordada (para formatos muito grandes, esse tipo de ponto pode não ser o ideal, por causa das falhas que tendem a surgir).
O que você também deve fazer é definir a direção e o ângulo dos pontos, já que em algumas partes é melhor usar as linhas horizontais, enquanto em outras, a melhor opção está nas verticais. Simular o bordado em um rascunho de papel ajuda a testar os alinhamentos antes de começar o processo.
Outra dica é verificar se o tecido escolhido possui estrutura para suportar o bordado. É que preenchimentos com muitos fios pesam e podem deformar o tecido, dependendo do seu tipo.
E para finalizar as dicas para bordar com ponto cheio, lembre-se de usar um bastidor adequado ao tamanho do desenho. Com ele, os trabalhos manuais ficam mais bonitos e bem feitos.
Modelos de bordado com ponto cheio
Confira alguns exemplos de bordado com ponto cheio.