Cadeiras de Mesa de Jantar: tipos e dicas para comprar

Está procurando dicas de Cadeiras de Mesa de Jantar? Separamos um material completo com dicas de decoradores que vão te mostrar o que deve olhar na hora de escolher sua cadeira para compor sua mesa de jantar.

Quando pensamos sobre a nossa Sala de Jantar, logo lembramos das reuniões e refeições maravilhosas em torno da mesa. Esse é um ambiente muito especial e por isso precisa de uma atenção extra na hora de decorar! Criar um espaço elegante está na lista de desejos de todos e as cadeiras são muito importantes na hora de construir esse ambiente.

Se você está procurando Cadeiras de Mesa de Jantar, algumas dicas vão te ajudar a comprar as peças certas para a sua casa!

Cadeiras de Mesa de Jantar

Tipos de Cadeiras de Mesa de Jantar

Existem vários tipos e estilos de cadeiras para compor o mobiliário da sua Sala de Jantar. O primeiro passo é identificar o estilo da sua mesa de jantar para escolher cadeiras que combinem com esse móvel, considerado a principal peça do ambiente.

Algumas cadeiras são atemporais e outras seguem algumas tendências mais recentes, mas a prioridade sempre deve ser encontrar qual estilo os moradores da casa gostam mais e usar cadeiras para mesa de jantar que vão compor a Sala de Jantar com esse estilo, priorizando o conforto e o bem-estar.

A Sala de Jantar é um espaço onde as pessoas costumam receber os convidados e isso faz o desejo de investir nela crescer, então comprar cadeiras que vão funcionar na sua Sala de Jantar é uma prioridade. Confira algumas cadeiras que podem ser a opção ideal para a sua Sala de Jantar!

– A cadeira de madeira é super versátil e funciona para todos os tipos de ambientes. Ela também combina com vários estilos de mesa, mas é preciso estar atento à cor da madeira da cadeira e da mesa, verificando se as duas combinam para não cometer o erro de usar cores muito diferentes e deixar a decoração destoando. Elas também costumam ter uma durabilidade ótima, pois as cadeiras de madeira são muito resistentes.

– A cadeira estofada possui algumas variações e com tantas versões ela agrada quase todos. No caso da cadeira estofada, a peça pode ter apenas o assento estofado e macio, mas existem opções com encosto estofado também e até mesmo algumas cadeiras com braços estofados para garantir maior conforto.

A dica para investir nesse tipo de Cadeiras de Mesa de Jantar é escolher um tecido ou estampa que combine com a sua decoração, assim é possível compor a Sala de Jantar de uma maneira que fique visualmente agradável.

– A cadeira colorida geralmente é usada para criar uma Sala de Jantar super atual e moderna. Esse tipo de cadeira combina muito com ambientes mais ousados, mas também dá para garantir um espaço sofisticado com cores mais escuras, como um verde escuro ou azul. 

– As cadeiras clássicas são as melhores opções para uma Sala de Jantar requintada, recriando ambientes luxuosos de mansões e palácios. As mais conhecidas são a Cadeira Luis XV e a Cadeira Medalhão, duas peças que são extremamente elegantes e ricas em detalhes.

Além disso, elas também podem ser encontradas com acabamento Capitonê e tecidos nobres para deixar a Sala de Jantar ainda mais sofisticada.

cadeira-para-mesa-de-jantar

A escolha da cor ideal para as suas cadeiras

Você já leu aqui que existem opções de cadeiras coloridas e sabe que as cadeiras estofadas podem ser encontradas com tecidos de várias cores e estampas muito diferentes. Agora deve estar se perguntando como escolher a cor ideal para as suas cadeiras.

As cores têm o poder de transformar um ambiente e ajudar a criar um estilo específico, mas não existe muito segredo na hora de escolher! Se você é uma pessoa mais básica e não quer arriscar muito, peças com tons de madeira como Pinhão, Imbuia e Capuccino vão te ajudar a compor o ambiente com facilidade.

Já para os mais ousados, investir em peças coloridas pode ser a melhor ideia. Existem todos os tipos de cores disponíveis no mercado hoje em dia, como a Cadeira X Espanha, que pode ser encontrada nas mais variadas cores e por ser uma cadeira mais básica, combina com quase todos os estilos de Sala de Jantar. Dá para ir do clássico ao contemporâneo, optando pela cor perfeita.

Escolhendo o material certo: madeira, vime ou plástico?

Se você procura por um material mais barato, o plástico pode ser o primeiro material a ser cogitado, mas é preciso pensar também na qualidade e durabilidade da sua cadeira. As cadeiras confeccionadas em madeira são ótimas opções para quem quer comprar uma peça com alta durabilidade e não deseja ficar se preocupando com a manutenção.

Elas também são ótimas para serem usadas por muito tempo já que estão sempre em alta na decoração!

Outra opção legal é o vime, que pode ser confeccionado com fibras da vimeira, do salgueiro e até do bambu. Esse material super versátil chegou com força nas casas brasileiras e pode ser encontrado em ambientes muito luxuosos. A principal vantagem do vime é a sua leveza, além disso ele pode ser usado apenas em alguns detalhes da cadeira.

Qual o melhor tamanho de cadeira para a sua mesa?

Existem medidas gerais, no caso da cadeira de jantar, a altura do assento pode variar entre 46 a 48 cm de altura, entre 48 a 50 cm de largura e 43 a 44 cm de profundidade. Mas tudo pode mudar e existem móveis que podem ser personalizados conforme o gosto do cliente, essas alturas são um padrão que geralmente se encaixa certinho nas mesas.

Depois dessas dicas, agora você pode escolher a Cadeiras de Mesa de Jantar ideal para a sua Sala de Jantar!