Caminho de mesa de crochê: Como fazer, passo a passo

Os caminhos de mesa de crochê são peças conhecidas, pois já fazem parte da decoração das mesas por muitos anos. Não pense que apenas a sua avó ou a sua mãe tem em casa não, muitas mulheres optam por versões mais modernas do tradicional caminho de mesa de crochê para integrar a decoração da sua mesa.

Caminho de mesa de crochê

E você, tem vontade de aprender? Confira o passo-a-passo simples de como criar um caminho de mesa square margaridas, as cores é opcional onde você escolhe a que mais gostar.

Lista de materiais necessários

  • Fio Dunas: 1 novelo com 1,70cm (cor à escolha)
  • Agulha para crochê 2.00mm
  • Tesoura para acabamentos
  • Agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
  • Tamanho do square com 12 squares: 120 x 40

Obs.: Square é o tamanho da sua “forma”, será a medida que irá utilizar, também conhecido como moldura.

Como criar um caminho de mesa: Passo-a-passo

  1. A primeira volta você faz completa e depois faça a segunda volta até que o ponto chegue no canto onde você irá completar a primeira lateral.
  2. No canto onde serão criadas as 10 correntes, você irá fazer apenas as 5 correntes e depois prenda com um ponto baixo no canto no primeiro square.
  3. Faça outras 5 correntes e logo depois você deve fazer mais um ponto alto após o ponto picô do seu square que você tecendo. Depois disso crie mais 3 correntes, em seguida faça mais um ponto na alça com 3 correntes logo a frente, no mesmo square que está tecendo.
  4. Depois faça um ponto alto que está descrito no passo anterior, faça mais 3 correntes e depois prenda com um ponto baixo logo na primeira alça, da lateral do square que já foi finalizado.
  5. Faça mais 3 correntes e depois prenda com mais um ponto baixo na alça que já possui 12 correntes daquele square que está sendo preparado.
  6. Após isso, você deverá ir tecendo 3 correntes e intercalando, e depois você prende um square que já foi finalizado em mais 3 correntes, não esqueça de prender com um ponto baixo naquele square que você está preparando.
  7. No outro faremos o ponto mais alto da outra alça também de 3 correntes, depois disso faça mais 3 correntes e no ponto mais alto do seu ponto picô.
  8. Faça 5 correntes e novamente prenda-a ao ponto baixo que está no canto do seu square, repita o mesmo passo agora no ponto picô. Siga para a lateral seguinte e repita o passo de uma forma normal. Faça o mesmo procedimento por toda a volta finalizando com um ponto muito baixo utilizando a agulha de tapeceiro. Depois disso, corte o fio e faça o arremate.
  9. O terceiro motivo também será preso da mesma forma que o primeiro e o segundo, porém a única dúvida que pode surgir é como fazer chegar no canto onde já existe um motivo (square) pronto.
  10. Quando chegar ao canto, prenda-o com um ponto baixo localizado na lateral do mesmo motivo e logo em seguida complete a lateral do terceiro motivo.

Agora basta apenas você unir os motivos (squares) e montar o seu trilho da forma que preferir.