Casas pré-moldadas – Como funciona

Casas Pré Moldadas – Como Funciona e quais os seus benefícios? Essas são dúvidas muito comuns entre as pessoas, pois as casas pré-moldadas não são tão comuns quanto as de alvenaria. Mas estão ganhando espaço estre os brasileiros e podem até ser o futuro da construção. Mas enquanto isso não acontece, você pode ficar por dentro de tudo relacionado a esse assunto e averiguar se vale a pena ter uma casa pré-moldada ou não.

Casas pré-moldadas – Como funciona (Imagem: Divulgação)

Casas pré-moldadas – Entenda tudo!

As casas pré-moldadas também podem ser chamadas de pré-fabricadas, neste estilo que está ganhando o mercado brasileiro as casas têm o processo de construção um pouco diferente das casas comuns. Nesse modelo as partes da edificação da casa são montadas em um local remoto e em seguida são transportadas para o canteiro de obras. Por este motivo que recebem esse nome, pois são pré-moldadas antes de chegar ao local final da obra. E além de casas, esse método também pode ser usado para construção de galpões, edifícios e vários outros tipos de imóveis sejam comerciais ou para uso pessoal.

Quais os custos-benefícios de ter uma casa pré-moldada?

As casas pré-moldadas são mais rápidas e podem sair mais baratas. (Imagem Divulgação)

Para começar, o primeiro custo-benefício desse modelo é o tempo. É possível construir uma casa na metade do tempo que seria necessário nos métodos tradicionais, e isso automaticamente gera menor custo de mão de obra.

Ainda falando em custos, nesse modelo de construção a empresa responsável pelo serviço utiliza moldes para os módulos, que mesmo sendo caros, podem ser reaproveitados em várias construções, fazendo o preço da obra cair significantemente.

E por fim, como último custo-benefício, está a praticidade para o comprador da casa. Que nesses casos não precisa se preocupar com nada, tendo como única tarefa escolher a planta e montar o projeto do jeito sonhado.                                                                               

Quais as desvantagens de ter uma casa pré-moldada?                    

Como todos sabem nada é perfeito e por isso sempre tem algum ponto que poderia ter melhorias e com as casas pré-moldadas não é diferente. Nesse processo, alguns fatores são pré-determinados pelo fabricante e não podem ser alterados, restringindo algumas ideias do comprador e do projeto.

Como já dito anteriormente, pelo alto custo de desenvolver um molde eles acabam sendo reaproveitados diversas vezes e por conta disso, a altura das paredes e a largura de portas e janelas acabam se tornando todos padronizados, se tornando difícil ficar inventando novos modelos de moldes para casas.

Diferentes modelos                                                                                    

As casas pré-moldadas podem ser feitas em diversos estilos. (Imagem: Divulgação)

Mesmo ainda não sendo o modelo de construção mais comum no Brasil, as casas pré-moldadas têm ganhado a preferência de algumas pessoas principalmente em construção de comércio onde o tempo é muito importante, por isso, encontramos cada vez mais modelos diferentes de casas nesse novo estilo. Assim como diferentes fornecedores, melhorando a diversidade de preços e a qualidade de serviços.

Além disso, alguns fabricantes oferecem opções para construir outros tipos de imóveis com as unidades modulares, criando um amplo portfólio para quem quer investir nesse tipo de construção. Por exemplo, se você tem uma fazenda é possível construir até um celeiro de forma pré-moldado. Ou seja, com esse novo estilo de construção, com a verba que você tinha para construir uma casa de alvenaria comum, você consegue construir uma casa pré-moldada, um celeiro e uma edícula por exemplo.

É importante conhecer todos os benefícios e desvantagens de uma casa pré-moldada, pois mesmo sendo uma excelente oportunidade de viabilizar uma construção de uma forma com rapidez e economia, ela não deixa de ser uma construção. Então é importante verificar a viabilidade desse tipo de projeto no terreno escolhido. Por isso, procure um profissional e se informe sobre todos os detalhes antes de tomar sua decisão final.

Leia também: Telhados Pré Moldados

Veja abaixo o vídeo que separamos com explicação sobre o sistema e a construção de uma casa do zero: