Confira algumas dicas e ideias de Closet Pequeno para criar o seu próprio closet e aprender a solucionar o “problema” de ter pouco espaço. Afinal, todo mundo já sonhou em ter um closet um dia, mas esse sonho parecia impossível ao pensar que sua casa é muito pequena. Mas, aquela ideia de que closets só são possíveis para pessoas com casas grande já não existe mais. Atualmente basta ter um cantinho vazio e um pouco de criatividade para conseguir montar seu próprio closet. E para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas especiais.
Closet Pequeno – Dicas e ideias
A primeira coisa para ter seu próprio closet é ter um cantinho vazio no quarto ou em algum outro cômodo próximo. Porque mesmo pequeno, um closet precisa de espaço para organizar roupas, sapatos e acessórios. Sem contar que você pode montá-lo com sua personalidade e estilo, basta ter boas ideias. E é disso que esse artigo está cheio: boas ideias para te inspirar. Então, se liga nas dicas!
Tire os excessos
Mesmo que você não queira admitir, nós sabemos que têm muita roupa em excesso nesse armário. E para começar a montar seu próprio closet e deixá-lo mais organizado é necessário tirar todas aquelas roupas que você não usa mais. Assim você consegue otimizar espaço e garantir praticidade com as peças que você realmente usa. Uma boa maneira de começar a fazer isso é pensar: “eu usei essa peça nos últimos 6 meses?” Se a resposta for “não”, já pode tirar essa peça, pois você não a usará nos próximos meses também.
A mobília do seu closet
Se o seu closet será em um canto aberto do quarto, as melhores peças para isso são araras e prateleiras. Assim você tem materiais de baixo custo, mas que são ótimos para organizar suas roupas e acessórios. Caso o seu closet seja pequeno mas em um outro espaço fechado, a melhor opção é fazer um guarda roupas planejado. Dessa maneira você aproveita todos os espaços do ambiente e otimiza a organização.
Setorização de peças
Agora, o próximo passo é separar todas as suas roupas. Crie setores como calças jeans, casacos, blusas de verão e blusas de inverno por exemplo. Depois que fizer isso, coloque mais à vista as peças que você usa diariamente ou com mais frequência. Se você for fazer essa arrumação no verão, não precisa se preocupar em expor os casacos por exemplo.
A mesma regra vale para sapatos e acessórios. E além dessa setorização, é legal separar tudo por cor, deixar as blusas pretas todas juntas e depois as brancas, por exemplo.
Para facilitar essa organização, você pode colocar separados de plástico ou até mesmo de papelão, eles ajudam a deixar cada coisa em seu devido lugar. E se você quiser customizar mais ainda, pode fazer suas próprias divisórias, usando embalagens ou pedaços de papel.
As jóias, bijuterias e acessórios merecem um lugar separado também. Para os colares, por exemplo, o ideal é que fiquem pendurados. Você pode criar setores e colocar peças menores em caixinhas, não deixando que tudo se misture.
E por fim, mas não menos importante, os sapatos! Se você tem muito sapatos, o ideal será tentar otimizar o espaço para guardá-los. Uma ótima ideia é ter um baú ou puff com divisórias. Assim você consegue colocar os pares em pé e não ocupa muito espaço.
Todas essas dicas podem variar de acordo com a quantidade de peças que você tem. E também de acordo com o espaço disponível em sua casa. Mas a partir dessas ideias você conseguirá montar um closet personalizado, que seja a sua cara. Use e abuse da criatividade!