Combinação de Cores para Sala – Ideias

Combinação de Cores para Sala – Ideias para aprender a harmonizar as cores no ambiente desejado. Afinal, decorar um ambiente não é uma tarefa fácil. A todo momento é lançada uma nova tendência e ficamos perdidos ao escolher as cores ideais para nossa casa. Às vezes escolhemos as cores, mas não sabemos como combiná-las e em qual o melhor espaço usá-las. Por isso selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Combinação de Cores para Sala – Ideias (Imagem: Divulgação)

Combinação de Cores para Sala – Dicas!

Quando falamos em escolher cores de tinta para um dos ambientes da casa, tudo depende do seu estilo e sua personalidade. Você precisa escolher cores que combinem com a essência da casa e com a identidade dos moradores. Além disso é importante ter em mente os móveis e objetos que compõem a decoração, pois eles também precisam harmonizar com as cores das paredes. Ou seja, antes de sair pintando as paredes, é bom observar todo o ambiente e quais as tonalidades dos outros elementos naquele espaço.

Também é importante ter em mente qual ponto do ambiente você quer destacar, assim você consegue criar texturas em determinadas paredes. Por exemplo, se você tem quatro paredes na sala, pode destacar com uma textura a parede de quadros, deixando todas as outras com tintura lisa.

Mas, se você não tem noção nenhuma de como começar esse processo de escolha, uma dica importante é: evite o uso de cores primárias em excesso, como amarelo, vermelho e azul, por exemplo. O ideal é utilizar tons e sobre tons destas cores, como por exemplo quatro tipos de azul. E para te ajudar ainda mais fizemos uma lista com as 10 cores que mais combinam com a sala.

  1. Marrom
  2. Branco
  3. Cinza
  4. Azul Celeste
  5. Azul Marinho
  6. Turquesa
  7. Vermelho
  8. Laranja
  9. Preto
  10. Gelo

Cores quentes X Cores frias

As diferentes cores dão uma nova cara para ambiente.   (Imagem – Divulgação)

Cores como vermelho, amarelo e laranja são consideradas cores quentes. Já o verde, azul e o roxo são as cores frias. As cores são tão poderosas que conseguem transmitem a sensação de calor e frio, por isso sua escolha é tão importante. Além disso, as cores transformam o ambiente de tal foram que podem dar a sensação de amplitude espacial ou tornar ambientes mais aconchegantes.

Significado das cores

O cinza além de ser uma cor neutra, traz mais modernidade à sala. (Imagem: Divulgação)

Além de transmitirem sensações térmicas, as cores trazem significados específicos para sua tonalidade. É importante analisar isso na hora de escolher as melhores cores para sua sala. Parece impossível, mas as cores realmente influenciam o nosso estado psicológico e podem até influenciar o funcionamento do nosso organismo. Inclusive, alguns estudos científicos comprovam que as cores podem reduzir ou aumentar a frequência cardiorrespiratória das pessoas. Legal, não é? É por isso que é interessante você conhecer o significado das principais tonalidades para pintar sua sala. Confira!

  • VERMELHO: forte e marcante, traz paixão e vida ao ambiente.
  • LARANJA: estimula a comunicação e a criatividade. Traz vitalidade ao ambiente.
  • AZUL: transmite tranquilidade e paz. Traz segurança e serenidade ao ambiente.
  • AMARELO: simboliza a energia. Traz otimismo, juventude e luminosidade.
  • VERDE: é a cor da natureza. Traz o sentimento de recomeço e crescimento.
  • ROXO: é a cor da intuição. Também transmite luxo.

Fazer essa escolha de cores está relacionada com as emoções de quem irá frequentar o espaço pintado. E lembre-se: esses “poderes” associados as cores, estão ligados a intensidade de cada cor, ou seja, com qual proporção essa cor será usada no ambiente. Por isso é importante fazer as cominações adequadas para deixar o ambiente com uma cara confortável.

Agora que conferiu algumas dicas de como escolher e harmonizar as cores de tinta em sua sala e não errar na decoração, basta encontrar o estilo que mais te agrada e começar as mudanças.