Como decorar um Jardim ou Área Externa usando um Ombrelone

Com a chegada do verão, é muito comum permanecermos em áreas externas como jardins, quintais e piscinas. Curtir uma brisa fresca durante o dia é muito prazeroso, mas exige cuidados com os riscos decorrentes da exposição ao sol. Uma forma de evitar essa exposição é a criação de sombra através de um móvel muito versátil: o ombrelone, que é semelhante ao conhecido guarda-sol. Neste post, vamos apresentar vários motivos para você investir neste ótimo recurso para se proteger do sol!

Diferença entre Guarda-sol e Ombrelone

Os dois itens são parecidos e têm a mesma função: bloquear parte dos raios solares e proteger as pessoas do sol. Mas, existem alguns elementos que diferem ambos. Apesar de o guarda-sol ser mais compacto e fácil de ser transportado, o ombrelone é mais versátil, pois possui diferentes estilos, angulações e tipos de formatos.

 O ombrelone é uma opção mais barata comparando com as coberturas fixas e serve para criar uma área de sombra em espaços externos, tendo a vantagem de poder ser trocado de lugar a qualquer momento. Além disso, também possui regulagens que permitem a flexibilidade de alterar a inclinação, se ajustando melhor à posição do sol. Também acaba sendo uma forma de valorizar a decoração do ambiente, pois é um recurso muito mais elegante e sofisticado.

Outra vantagem do ombrelone é a resistência ao vento, se comparado ao guarda-sol, já que tem uma saída de ar na parte superior que permite que ele agüente rajadas mais fortes.

Formatos e Tamanhos

Os modelos mais utilizados são os redondos (que na verdade normalmente são sextavados) e os quadrados. O ideal é sempre verificar o espaço ao redor de onde será instalado o ombrelone. A área livre precisa ser igual ou maior àquela a ser ocupada pela estrutura, tanto por questões estéticas, quanto por questões práticas (escoamento da água pluvial, por exemplo). Os ombrelones redondos são indicados para quando todas as laterais do espaço estão livres, enquanto que os ombrelones quadrados são mais indicados para locais menores, podendo ficar encostados ou próximos de paredes ou muros.

Existem muitas opções de tamanhos disponíveis no mercado. Normalmente varia entre 2,0m até 4,0m.

Tipos de ombrelones

         É a haste que define o tipo de ombrelone, que pode ser central, lateral ou de parede.  Ela regula a curvatura do ombrelone e a direção da sombra. 

O ombrelone central, ou seja, com o pilar (haste) localizado no centro, é mais usado para a cobertura de cadeiras soltas ou mesas que tenham um furo no meio do tampo.

Já o ombrelone lateral, libera a parte central da sombra para qualquer finalidade, além da vantagem de ser móvel, e geralmente giratório. É normalmente indicado para áreas de piscinas, de espreguiçadeiras ou para mesas de jardim sem furos.

 

 

Por sua vez, o ombrelone de parede tem um braço articulado fixo na parede, liberando ainda mais o espaço da sombra.

 

Material

         O material deve ser resistente à ação do clima. A estrutura pode ser feita em madeira ou alumínio. E o tecido pode ser de PVC, acrílico, olefine, algodão, poliéster, lona, bagum. Pode ter ou não uma camada de proteção FPS. O nylon, por sua vez, deve ser evitado, pois, apesar de bloquear a luminosidade, deixa passar grande quantidade de raios ultravioleta. 

Alguns tecidos são impermeáveis ou hidrorrepelentes, permitindo também uma proteção contra garoas e chuvas leves.

Os tons mais claros podem ser mais aconchegantes, mas sujam mais fácil. Já as cores escuras retêm mais calor. O ideal é apostar nas cores intermediárias.

Cuidados e Limpeza

         É recomendável que o para-sol fique fechado quando não utilizado ou até mesmo desmontado e guardado, pois a exposição intensa e desnecessária a chuvas fortes e tempestades pode danificá-lo. Para a limpeza satisfatória do ombrelone, basta utilizar água e sabão neutro com uma certa frequência. Existem algumas opções de tecidos de ombrelones que podem ser lavados diretamente em máquinas de lavar.

 

         Em resumo, o ombrelone é um recurso bastante interessante e charmoso para quem quer valorizar sua área externa, principalmente sua piscina. Com ele, é possível curtir momentos agradáveis em família sem ter a preocupação com a exposição excessiva aos raios solares.