Como deixar móvel com aspecto antigo

Os móveis envelhecidos são lindos e estão sendo tendências em diversos tipos de decorações, principalmente as decorações mais rústicas. Eles valorizam a estética de que nada tem que ser perfeito e transformam o espaço com um estilo diferente e imperfeito. Podemos encontrar diversos móveis envelhecidos para comprar, mas a dica de hoje é justamente ensinar Como deixar móvel com aspecto antigo. Sabe aquele móvel que você não quer mais, que enjoou do mesmo? Pois é, esse móvel pode ser envelhecido e ficar ainda mais bonito e contribuindo com a repaginação da sua decoração.

Como deixar móvel com aspecto antigo

Como deixar móvel com aspecto antigo

Tanto uma peça nova como uma peça usada podem ser transformadas em móveis com aspecto envelhecido, tornando-se uma peça exclusiva e original, o que torna todo esse processo ainda mais interessante. As técnicas aplicadas em móveis para criar o aspecto envelhecido não passa apenas do uso de um acabamento craquelado, verniz envelhecedor e a pátina. Esses produtos são algumas formas de se criar a estética imperfeita dos móveis envelhecidos.

A pátina é um produto que permite a modificação na aparência do móvel e deixa-o com um aspecto desgastado. Pode ser aplicada em madeira, MDF e até mesmo em fórmica. O resultado final vai depender do estilo da peça, ou seja, se ela é mais romântica, típica ou tem um estilo provençal.

O passo a passo para a aplicação da pátina é muito simples, veja abaixo e confira o resultado final:

Envelhecido 1

  1. Primeiro é preciso lixar a peça e remover todo o acabamento antigo.
  2. Depois pinte a madeira com uma tinta de cor laranja dissolvida com um pouco de fluidificador (apenas algumas gotas). Espere secar por 15 minutos.
  3. Pegue uma vela e esfregue a mesma por todo o móvel e depois remova o excesso de cera com a ajuda de um guardanapo de papel.
  4. Misture um pouco de tinta azul com mais algumas gotas de fluidificador e passe uma demão em todo o móvel.
  5. Lixe a peça e aplique a cola de decoupage.
  6. Pronto, sua peça está pronta e para criar outro efeito, basta mudar as cores das tintas.

Também podemos envelher um móvel usando o efeito craquelado que também fica lindo. Segue o passo a passo:

Envelhecido 2

  1. Pinte a peça com tinta branca acrílica e aguarde até que seque totalmente. Essa base branca é preciso para formar um fundo ao craquelado.
  2. Se necessário, lixe a peça e depois aplique uma camada de tinta da sua escolha e espere secar.
  3. Aplique o kit craquelador, primeiro a camada de verniz base e aguarde secar. Em seguida aplique a tinta craquelê.

Essa dica do craquelê é muito interessante e fica lindo. Viu como é fácil transformar o seu móvel que está ultrapassado em algo antigo, porém moderno. Aproveite as dicas e transforme a decoração da sua casa.