Como Remover Papel de Parede: Passo a Passo

Aprender a como remover papel de parede é muito importante quando estamos pensando em mudar a decoração de algum ambiente de nossa casa. Afinal, o papel pode até estar lá, mas isso não significa que ele ainda esteja agradando aos nossos olhos, não é?

Porém, muita gente teme retirar o papel com medo de que a remoção se torne um verdadeiro desastre: afinal, dependendo do papel, pode ser que você precise se dedicar algumas horinhas. E, muitas vezes, as pessoas desistem no meio do caminho. Obviamente o resultado é desastroso: uma parede com papel aos pedaços.

No entanto, existem alguns truques que podem lhe auxiliar na remoção do seu papel de parede, mas primeiro você precisa conhecer os tipos que existem para classificar o seu. Veja:

como remover papel de parede

(Foto: Pinterest)

Os tipos de papel de parede

O primeiro passo para a remoção eficiente é conhecer os tipos de papel de parede:

Papel de parede removível

Como o próprio nome já diz, este tipo de papel de parede é pensado para quem muda de ideia facilmente. Ou seja, ele é facilmente removido, sem deixar vestígios de cola ou pedacinhos de papel na parede. Tende a ser mais caro, devido a sua funcionalidade ser melhor.

Porém, vale o investimento, já que quando vamos remover, queremos que o papel saia facilmente, não é? Para descobrir se o seu papel é deste tipo, basta começar a puxá-lo pela pontinha. Se ele sair inteiro, é porque o seu papel é de qualidade e é removível! Você teve sorte e precisará apenas puxar o papel para retirá-lo.

Papel de parede destacável

O segundo tipo de papel é um pouquinho diferente. Quando você busca um passo a passo de como remover papel de parede, deve ter em mente de que se ele for destacável, seguirá um procedimento diferente dos demais.

Como o anterior sai inteiro por si só, esse, por sua vez, sai apenas a camada da estampa. Ou seja, apenas o papel em si será removido com facilidade e sem despedaçar. No entanto, a camada em que está presente a “cola”, do seu papel de parede, ainda ficará presa na parede da sua casa. E você precisará seguir um procedimento diferente de remoção, para esse caso, que explicamos mais abaixo.

Desse modo, para saber se este é o tipo de papel de parede que você tem em casa, basta puxar a pontinha para tentar removê-lo. Se restar alguma película na parede, é porque certamente você tem um papel de parede destacável em casa.

Papel de parede tradicional

Por fim, o modelo mais doloroso de remoção. O papel de parede tradicional tende a ser o mais econômico na hora de aplicar. Porém, a sua remoção é completamente trabalhosa e poderá requerer algumas horas de dedicação.

Para saber se este é o tipo de papel que você tem em casa, basta começar a puxar pela pontinha: se ele sair em pedaços pequenos e ainda “sobrar” pedaços na parede, temos uma notícia para você! O seu papel de parede é o tradicional e lhe dará algumas horas de trabalho para removê-lo.

(Foto: Pinterest)

Passo a passo de como remover papel de parede

No entanto, agora que você já sabe qual é o papel que você tem em casa, vamos aprender a remover cada um deles:

  • Papel de parede destacável: Primeiramente, remova a camada da estampa, puxando e retirando facilmente. Em seguida, molhe bastante a película que restou na parede. Assim que a cola amolecer, utilize uma espátula para raspar a cola, com cuidado para não estragar a parede, ok? E vá removendo aos poucos, todo o resíduo.
  • Papel de parede tradicional: Utilize um vaporizador para “amolecer” o seu papel de parede. Remova, cuidadosamente, toda a camada estampada (isso pode requerer algumas horas). Feito isso, umedeça a parede e raspe com a espátula qualquer resíduo que ficar. Por fim, esfregue um pano seco. Pronto! Sua parede estará livre dos papeis.