Cores de tinta para decoração

Confira diferentes cores de tinta para decoração e aprenda a harmonizá-las no ambiente desejado. Afinal, decorar um ambiente não é uma tarefa fácil. A todo momento é lançada uma nova tendência e ficamos perdidos ao escolher as cores ideias para nossa casa. As vezes escolhemos as cores, mas não sabemos como combiná-las e em qual o melhor espaço usá-las. Por isso selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Cores de tinta para decoração (Imagem: Divulgação)

Cores de tinta para decoração – Dicas!

Quando falamos em escolher cores de tinta para a casa, tudo depende do seu estilo e sua personalidade. Você precisa escolher cores que combinem com a essência da casa e com a identidade dos moradores. Além disso é importante ter em mente os móveis e objetos que compõem a decoração, pois eles também precisam harmonizar com as cores das paredes.

Muitas pessoas pensam que as paredes da casa são pintadas só uma vez ou apenas quando a pintura original começar a ficar velha. Mas a verdade é que, as tintas são uma ótima maneira de repaginar o ambiente. Mesmo a pintura de sua casa ainda estando nova, as vezes você quer mudar um ambiente ou dar um outro “ar” à determinado espaço. E vamos combinar que, apostar em uma nova tintura para as paredes pode sair muito mais barato que trocar a mobília ou investir em objetos de decoração. Por isso é uma ótima opção.

Mas, se você não tem noção nenhuma de como começar esse processo de escolha, uma dica importante é: evite o uso de cores primárias em excesso, como amarelo, vermelho e azul, por exemplo. O ideal é utilizar tons e sobre tons destas cores, como por exemplo quatro tipos de azul.

E além das combinações mais famosas, sempre existem as cores tendências para determinado ano. E em 2018 não poderia ser diferente. Para esse ano a proximidade com a natureza e a busca pela harmonização do ser estão como tendências comportamentais para as cores de 2018. Ou seja, o predomínio dos tons pastéis e as combinações com estética mais natural estão em alta.

Use o contraste de cores

O contraste de diferentes cores deixa o ambiente elegante. (Imagem: Divulgação)

Uma das combinações é o contraste de cores. Escolha cores distintas e combine-as no mesmo ambiente. Como por exemplo: laranja e verde – são cores muito diferentes, mas se combinadas da maneira certa, criam um ambiente moderno. Laranja e rosa é outra combinação que funciona também.

Cores quentes X Cores frias

Cores como vermelho, amarelo e laranja são consideradas cores quentes. Já o verde, azul, roxo são as cores frias. As cores são tão poderosas que transmitem a sensação de calor e frio, por isso sua escolha é tão importante. Além de que seu uso consegue mudar o ambiente para uma forma mais alegre ou neutra facilmente.

Significado das cores

As cores tem diferentes significados, por isso atente-se ao uso delas. (Imagem: Divulgação)

Além de transmitirem sensações térmicas, as cores trazem significados específicos para sua tonalidade. É importante analisar isso na hora de escolher também. Veja abaixo o significado das principais cores para a decoração de sua casa.

  • VERMELHO: forte e marcante, traz paixão e vida ao ambiente.
  • LARANJA: estimula a comunicação e a criatividade. Traz vitalidade ao ambiente.
  • AZUL: transmite tranquilidade e paz. Traz segurança e serenidade ao ambiente.
  • AMARELO: simboliza a energia. Traz otimismo, juventude e luminosidade.
  • VERDE: é a cor da natureza. Traz o sentimento de recomeço e crescimento.
  • ROXO: é a cor da intuição. Também transmite luxo.

Agora que você já viu algumas dicas e combinações que podem ser feitas, basta a você somente como escolher e harmonizar as cores de tinta em sua casa e também em suas decorações. Mas lembres-se, as cores além de representarem as emoções, as diferentes cores conseguem transmitir alegria e neutralidade facilmente ao ambiente, deixando-0 ainda mais com seu jeito.