Cores para Quarto de Bebê Menino ou Menina

Cores para quarto de bebê menino ou menina e aprenda a harmonizá-las nesse ambiente tão delicado e aconchegante. Afinal, escolher as cores de um ambiente não é uma tarefa fácil, ainda mais para o quarto do bebê. A todo momento é lançada uma nova tendência e ficamos perdidos ao escolher as cores ideais para o quarto. Às vezes escolhemos as cores, mas não sabemos como combiná-las e qual o melhor espaço usá-las. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Cores para Quarto de Bebê Menino ou Menina

Cores para Quarto de Bebê Menino ou Menina (Imagem: Divulgação)

Cores para quarto de bebê menino ou menina 

Antes de escolher as cores para o quarto do bebê, é importante aprender o que cada cor transmite ao ambiente. Crianças de um modo geral precisam de cores que acalmam ou que estimulam a criatividade por exemplo.

Parece impossível, mas as cores realmente influenciam o nosso estado psicológico e podem até influenciar o funcionamento do nosso organismo. Inclusive, alguns estudos científicos comprovam que as cores podem reduzir ou aumentar a frequência cardiorrespiratória das pessoas. E é importante lembrar que os bebês são bastante sensíveis as questões ambientais, por isso essa escolha deve ser feita com cuidado e atenção.

Significado das cores para os quartos dos bebês

Como sabemos, cada cor que existe nos remete a um significado e dá uma diferente sensações, por conta disso, o ideal é utilizar cores mais neutras ou claras nos quartos para as crianças, pois dá uma leveza ao lugar. Confira abaixo o que cada cor transmite ao ambiente e aprenda a decorar com cores e gastando pouco:

Cada cor tem um significado e entrega diferentes sensações. (Imagem: Divulgação)

  • Verde: o verde acalma, reflete a natureza e ajuda a criar um ambiente próprio para a evolução do aprendizado do bebê. Ele também favorece a concentração, então é uma cor ótima para este ambiente.
  • Azul: o azul tem uma paleta muito grande de tonalidades, e cada uma delas representa algo, evite o uso da cor azul voltado para o cinza e tons mais escuros que podem remeter a um clima mais triste. Prefira as tonalidades clássicas do azul claro, favorecendo a intuição e o raciocínio, além de ser refrescante.
  • Vermelho: representa a paixão e atrai bastante a atenção, por isso deve ser usada com cautela. Evite colocar o vermelho em todos os lugares, como nas paredes por exemplo, prefira apostar nessa cor em pequenos itens decorativos.
  • Marrom: o marrom e outros tons terrosos podem ser usados com equilíbrio, são cores quentes que remetem a terra, use-os sempre combinando com outras cores para não criar um clima pesado.
  • Branco e off-white: essas são as cores coringas, que servem como base para a decoração de um quarto de bebê, ressaltando o clean, a pureza e a inocência.
  • Rosa: remete ao lado feminino, os tons claros de rosa são a escolha mais popular para quartos de meninas, você pode usar vários tons de rosa no mesmo ambiente. Estes tons acalmam e são uma boa opção para a decoração.
  • Amarelo: remete energia. Escolha tons claros para favorecer a concentração e a use com cuidado: apenas uma parede, listras ou papéis de parede com a cor.

Dicas para os quartos das crianças

Lembre-se que além das cores das paredes, todos os móveis e objetos decorativos, incluindo as cortinas devem estar combinando também. Então o legal é criar uma paleta de cores para o quarto, assim você consegue comprar tudo dentro da harmonia de cores e não errar na decoração.

As cores e decoração devem ser sutis, nada muito extravagante. (Imagem: Divulgação)

Conseguiu se inspirar com todas essas ideias? Agora é só escolher suas cores preferidas e começar a fazer as combinações. Lembrando que, se você estiver com muita dificuldade de escolher ou harmonizar as cores, aposte em tons mais neutros, assim você não terá que lidar com grandes problemas de harmonização.