Cozinha funcional: saiba o que é!

A cozinha é um dos cômodos em toda a nossa casa que mais usamos, é o lugar de preparar as refeições, mas também pode ser o lugar de comer, é o espaço onde toda a família fica junta por um momento.

Então quem não quer que esse espaço seja o mais funcional e prático possível? Afinal, a maior parte do seu tempo dentro do seu cantinho provavelmente vai ser na cozinha.

Mas você sabe o que é uma cozinha funcional? Sabe quais são os benefícios disso? Não? Então esse conteúdo é para você, pois irá tirar todas as suas dúvidas. E até mesmo para você que já ouviu falar e pretende ter uma em sua casa.

Cozinha funcional

O que é uma cozinha funcional?

Ao pesquisar simplesmente pela palavra funcional você já sabe um pouco do que vem a ser essa cozinha funcional. O significado da palavra refere-se a algo criado para ser eficaz ou útil.

Partindo desse ponto pensemos como esse adjetivo pode ser aplicado a cozinha do nosso imóvel, assim como em outro cômodo, seria um espaço organizado ou projetado de forma estratégica para exercer as tarefas da melhor forma possível.

O propósito é que todas as atividades feitas naquele espaço sejam facilitadas ou evite algum desconforto ao executá-las. 

Isso pode ser feito de muitas maneiras e vamos falar de x características de uma cozinha funcional que podem te ajudar.

  1. Otimização da circulação

Esse é um aspecto considerável ao pensar em um espaço funcional, pois é muito importante que ao se locomover pelo espaço você seja atrapalhado por móveis e objetos o mínimo possível.

Ainda mais em um ambiente como a cozinha, onde você muda de estação o tempo todo, de bancadas ao fogão, do fogão à pia e assim por diante.

Então em uma cozinha funcional o cômodo deve desfrutar de um fluxo facilitado para os moradores da casa ou apartamento.

  1. Organização lógica dos itens

Essa é para que sua cozinha se mantenha principalmente organizada, mas também seja prática na hora de realizar suas tarefas no cômodo.

Para começar arrume as coisas por categoria, uma gaveta ou espaço dos armários para cada coisa, isso irá te ajudar a não perder algumas peças que são normalmente menos utilizadas, e ao procurar você saberá onde está sem muito esforço.

Você também não vai querer colocar as coisas que costuma usar bastante em algum lugar mais complicado, então mantenha por perto aquilo que você usa bastante.

Pendurar perto do fogão as espátulas, colheres e outros utensílios pode facilitar muito as coisas, já que elas estarão ali na hora que você precisar.

Isso é ter uma cozinha organizada de forma lógica, o que certamente fará da sua cozinha uma cozinha funcional.

  1. Design inteligente

Aqui temos o perfeito equilíbrio entre a funcionalidade e a estética, ao montar sua cozinha busque por materiais que serão não apenas bonitos, mas também práticos.

Por exemplo, opte por azulejos ou papéis de parede que sejam fáceis de limpar, e que tenham uma alta resistência.

Escolha também objetos e eletrodomésticos que economizam espaço, entre um cooktop ou um fogão convencional, tenha em mente que o primeiro ocupa menos espaço e também é mais fácil de limpar.

Como compor uma cozinha funcional?

Na hora de montar sua cozinha funcional é muito importante ter uma boa composição, levando em conta tudo que já foi falado. Iremos dar algumas dicas de por onde começar e como deixar sua cozinha funcional.

  1. Comece pelos itens maiores

Para começar a montar sua cozinha faz sentido começar por aquilo que ocupará mais espaço, que são naturalmente mais difíceis de encaixar e de manter longe do caminho, então disponha a geladeira, balcão e gabinete da pia primeiro, depois encaixe os itens menores.

Faça isso em ordem decrescente até que fiquem apenas os menores itens.

  1. Combine as coisas de forma certa

Não, essa dica não é sobre estética, mas sim sobre juntar as coisas mais similares e organizá-las de forma que fique prático achar elas.

Organizadores que você pode comprar podem ajudar, eles irão criar espaços individuais para cada coisa e deixarão sua cozinha muito mais organizada.

  1. Materiais de qualidade e práticos

Aqui você deverá escolher bons materiais para compor sua cozinha, revestimentos e pisos que irão ser práticos na hora de limpar, opte por pisos mais escuros, e revestimentos que serão fáceis de limpar.

Como sabemos, a cozinha tem uma tendência a ficar muito suja, muito rápido, por isso é importante que esse espaço seja o mais simples possível de limpar.

Essas são apenas algumas dicas, claro que você pode escolher comprar um imóvel onde a cozinha já disponha de um espaço bem projetado e que facilite a montagem da sua cozinha funcional. Então desde a imobiliária na hora de adquirir seu novo cantinho, até repaginar a cozinha que você já tem, esse artigo pode te ajudar.

Pense naquilo que irá facilitar sua vida, e comece por aí, essa é a principal dica, o resto já falamos antes.