Cozinha

Cozinhas Modernas – Dicas e ideias para se inspirar

Cozinhas Modernas – Dicas e ideias para se inspirar e criar um ambiente aconchegante e elegante. Afinal, atualmente a cozinha não é mais apenas um espaço para cozinhar ou fazer as refeições, mas sim um ambiente para reunir amigos e familiares. Mediante a isso, esse espaço deve ter a personalidade dos donos da casa e ao mesmo tempo ser bonito e elegante. E a melhor maneira de fazer isso é acertando na escolha de móveis e da decoração.

Cozinhas Modernas
Cozinhas Modernas – Dicas e ideias para se inspirar (Imagem: Divulgação)

Cozinhas Modernas

E para aprender a modernizar sua cozinha de forma simples e funcional confira as dicas abaixo. Também separamos uma galeria de fotos para cada uma das dicas. Então você terá inspiração de sobra hoje!

Faça o projeto de sua cozinha

Uma cozinha bem projetada é possível explorar todos ambientes. (Imagem: Divulgação)

Cozinhas modernas sempre são feitas com um planejamento prévio. Observe todos os detalhes necessários, como a posição correta da geladeira e dos armários, assim como a altura da pia e do fogão. E caso prefira, contrate um profissional para fazer os móveis planejados sob medida para o espaço, assim você faz o aproveitamento otimizado do espaço, explorando diferentes designs e estilos com muita organização e praticidade.

E se você não quiser gastar um orçamento muito alto nesse planejamento, pode optar pela cozinha modulada. Ela é bem parecida com a cozinha planejada, a única diferença é que você já compra os módulos prontos. É só medir tudo direitinho e brincar com as peças. Com esse tipo de cozinha, você pode remanejar os móveis e reaproveita-los sempre que quiser, por serem modulados você pode tirar ou acrescentar alguma parte a qualquer momento.

Além disso, e importante valorizar o espaço da cozinha como um todo na hora de escolher a mobília e a decoração. Isso fará muita diferença nos detalhes! Além dos móveis é importante pensar nas cores das paredes, nas texturas e estampas dos azulejos. Assim como na iluminação do ambiente e nos elementos de decoração.

Tenha ilhas na cozinha

O uso de ilha é muito comum nos EUA e vem ganhando espaço no Brasil. (Imagem: Divulgação)

As ilhas no meio da cozinha chegaram com tudo! Elas são ótimas pois promovem a integração entre a cozinha e a área social. Além disso trazem sofisticação ao ambiente. Para ter uma ilha é necessário que você tenha um espaço aberto e amplo na cozinha. Na ilha você pode acomodar uma pia e um cooktop, ou até mesmo uma bancada para os convidados sentarem.

Atente-se aos detalhes

São os detalhes que trazem a verdadeira modernidade à cozinha. Aposte em elementos básicos, mas organizados de forma elegante, como os próprios utensílios da cozinha. Ou até mesmo em plantas e flores no ambiente. Foque apenas no essencial, não queira colocar vários objetos e elementos sem necessidade. Esse excesso não é nem um pouco moderno.

Cuide da iluminação

O bom uso da iluminação é importante para deixar a cozinha confortável. (Imagem: Divulgação)

Valorize a luz natural do ambiente e acrescente pequenos pontos de luz nos lugares necessários. Como por exemplo em cima da bancada, ou até mesmo luzes de LED para iluminar as prateleiras. E para iluminar a cozinha de forma geral, opte por iluminação em trilho.

Além de iluminar o ambiente, as luzes também podem ser um elemento de decoração. Então na hora de escolher o tipo de lâmpada para sua cozinha, pense tanto da funcionalidade quanto no design que essa peça acrescentará ao ambiente.

Agora que você já conhece diferentes modelos de cozinha moderna, pode escolher a que melhor combina com você e com sua casa. Lembre-se de atentar-se a todos os detalhes e escolher aquilo que melhor combina com sua personalidade e estilo.