Decoupage: Como fazer, Dicas

O artesanato é uma técnica que pode render bastante em relação a questão financeira e podemos encontrar diversas técnicas de artesanato que são lindas e os artesãos sempre estão em busca de uma técnica para inovar as suas peças e fazer objetos cada vez mais bonitos e funcionais. Uma das técnicas utilizadas em artesanatos é a decoupage que é uma arte de recortar e colocar papel decorado ou até mesmo guardanapos específicos para decoupage.

decoupage-em-caixa-mdf

Como fazer Decoupage

O termo decoupage é francês e vem do verbo recortar e é justamente isso que que fazemos com a técnica de decoupage, ou seja, recortar e colar. Porém a técnica é de origem italiana. Ela pode ser feita em decoupagem de vidro, metal, madeira ou até mesmo em tecido. Você pode escolher o desenho que mai s gostou e revestir qualquer objeto que deseja como uma caixinha por exemplo.

A técnica em decoupage surgiu com a falta de recursos financeiros para a decoração e  por isso as pessoas não tinham dinheiro para contratar artistas e então decidiram revestir as mobilias e objetos com papel. Para trabalhar com decoupage é bem simples, você só precisa ter um objeto que deseja transformar e escolher o desenho que vai usar.

decoupage-em-prato

Vamos ao passo a passo:

  • Escolha o objeto a ser trabalhado e certifique-se que esteja limpo e seco. Se não tiver, use um pano limpo e que não solte ferpas. Se for uma peça em MDF, lixe antes e passe um pano por toda peça para tirar a poeira.
  • No caso do MDF passe uma demão de tinta branca, espere secar e depois lixe e limpe toda a caixa novamente.
  • A superfície que vai receber o papel deve sempre estar pintada de branco, para não afetar a cor final do seu trabalho.
  • Escolha o papel ou guardanapo que será utilizado de acordo com o seu desejo em decorar a peça.
  • Passe uma camada de cola na superfície onde aplicará o papel e espalhe bem.
  • Aplique o papel em cima com cuidado e delicadeza para evitar rugas.
  • Deixe secar totalmente e impermeabilize com verniz geral.
Decoupage Box

Decoupage Box

Viu como é bem simples, não tem segredo nenhum, só precisa ter um pouco de paciência quando for aplicar o guardanapo ou papel, pois nesse momento pode enrugar o papel ou guardanapo e acabar estragando a sua peça.  A vantagem de fazer uma peça com decoupage é que você não irá gastar muito, pois só precisará da peça que irá decorar e do guardanapo ou papel , além da cola branca para artesanato, a tinta branca se for peça de MDF, lixa e pincéis.