Dicas para decorar uma cozinha pequena: funcional e elegante

As cozinhas pequenas estão rapidamente se tornando moda, e não há dúvida de que elas ficam ótimas. Mas como decorar uma cozinha pequena de forma pareça funcional e elegante? Aqui estão dez dicas fáceis para ajudá-lo a começar.

Dicas para decorar uma cozinha pequena

Faça sua cozinha parecer melhor.

Um dos maiores desafios ao decorar uma cozinha pequena é torná-la funcional e elegante. Então vamos dar 10 dicas simples para que você consiga ter a cozinha dos sonhos. Por exemplo, certifique-se de adicionar um toque de estilo ao seu espaço com acessórios como eletrodomésticos de granito ou aço inoxidável. 

Organize-se.

A sua cozinha é uma das áreas mais importantes da sua casa e deve ser tratada como tal! Então antes de começar a decorar uma cozinha pequena,certifique-se de manter tudo em ordem configurando um sistema onde todos os aparelhos estão localizados de acordo com a função e o tamanho. Ou seja, ter uma boa bancada de apoio ao lado do fogão. Isso facilitará na hora do preparo das refeições. 

Outra dica é deixar os armários de cozinha sempre organizados. Guarde sempre os potes com as tampas, talheres nos lugares certos, e as panela de modo que você encontre as tampas certas de cada panela. Isso facilitará na hora de estiver cozinhando, não precisará ficar revirando os armários na procura de algum item. Isso tornará a vida em sua cozinha muito mais fácil em geral!

Ao decorar uma cozinha pequena um dos fatores mais importantes é a organização, isso mantém a funcionalidade do ambiente e também a elegância. Ambientes limpos e organizados tem seu charme.

Você também pode adicionar etiquetas a armários e gavetas para ajudá-lo a acompanhar o que há em cada categoria.

Armários de cozinha.

Se você deseja decorar uma cozinha pequena, e deixar ainda mais organizada, funcional e elegante, aqui está outra maneira de fazer isso. 

Prefira os armários de cozinhas planejados, pois assim você conseguirá aproveitar melhor os espaços e terá mais espaço de armazenamento para os utensílios e comidas. 

E não se esqueça, gavetas pequenas e gavetões são muito importantes para a organização dos utensílios. 

Os armários também podem ser úteis para esconder itens indesejáveis, como o botijão de gás. Assim você consegue esconder o botijão de gás dentro do armário.

Para decorar uma cozinha pequena, prefira cores claras.

Ambientes claros são mais elegantes e modernos. Tons neutros, por exemplo, como o branco, bege, amadeirado ou marrom, podem deixar sua cozinha com aspecto de ser mais ampla, leve e limpa. 

Mas para decorar uma cozinha pequena você também pode apostar em destacar alguns itens com tons mais vivos para dar um toque especial. Como colocar alguns quadros, nichos ou utensílios de cozinha pendurados com as cores amarelo, vermelho, azul ou laranja. Isso dará um toque de personalidade e deixará sua cozinha mais vida.

Bancadas e mesas.

As bancadas e mesas são muito importantes para a funcionalidade da sua cozinha. Pois na hora de cozinhar é muito importante ter espaço para apoiar as panelas, utensílios e para conseguir fazer o preparo dos alimentos. Então aposte em bancadas de granito ou mármore, pois elas trazem elegância e são fáceis de limpar.  

Outra dica importante para decorar uma cozinha pequena é não apoiar os eletrodomésticos nas bancadas, pois isso irá diminuir seu espaço na hora de cozinhar. Então vamos dar mais uma dica: 

Decorar uma cozinha pequena com prateleiras, suportes e nichos

Para cozinhas pequenas é muito importante usarmos e absurdos das prateleiras, suportes e nichos. Por exemplo, coloque o microondas, filtro ou forninho em suportes de paredes. 

Já para as prateleiras você pode usar para apoiar a cafeteira e xícaras fazendo um cantinho do café. Isso fará você economizar o espaço da bancada e já é um jeito de decorar uma cozinha pequena.

Para decorar uma cozinha pequena com nichos você pode usar como objeto decorativo ou até mesmo para suporte de alguns utensílios de cozinha. Assim te dará espaço nos armários e deixará sua cozinha ainda mais decorada. Outra opção para os nichos é usar para apoiar os temperos de cozinha. Você pode colocar em potinhos transparentes de vidro e com uma etiqueta com o nome de cada tempero. Assim facilitará na hora de cozinhar e dará um toque especial no seu nicho decorativo.

Mas não se esqueça, quando se trata de decorar uma cozinha pequena com um toque de glamour, nada melhor do que usar alguns acessórios de alta qualidade. Como utensílios e eletrodomésticos de inox, xícaras de porcelana ou xícaras de vidro. Acessórios como este farão com que o seu espaço pareça mais espaçoso e luxuoso, dando à sua experiência de cozinhar um nível extra de profissionalismo e estilo.

Eletrodomésticos.

Se você deseja decorar uma cozinha pequena e torná-la ainda mais profissional, funcional e elegante possível, é importante garantir que todos os seus eletrodomésticos estejam funcionando corretamente e com a melhor aparência possível. Seguindo essas dicas, você poderá tirar o máximo proveito de todos os seus eletrodomésticos e garantir que eles fiquem ótimos enquanto cozinham.

Panelas e travessas.

Uma outra dica para ter uma cozinha pequena e elegante é apostar em panelas de inox, com tampas de vidro e panelas antiaderente. Essas panelas são fáceis de limpar e deixam sua cozinha com a cara de estar sempre limpa e organizada.

Panelas antigas e engorduradas dão a impressão de ambiente sujo. 

Você também pode apostar em travessas de vidro ou porcelana para servir os convidados. Já as travessas e bowls de inox, para o preparo das refeições 

Adicione um toque especial ao decorar uma cozinha pequena.

Muitas pessoas gostam de adicionar toques extras ao decorar uma cozinha pequena, como colocar vasos de flores ou plantas em suas áreas. Certifique-se de encontrar uma opção atraente que complementa o restante da decoração da sua cozinha.

Para decorar uma cozinha pequena você também pode usar capas de botijão de gás ou capas para filtro de água para dar um toque ainda mais especial e esconder esses itens indesejáveis na decoração.

Outra dica são quadros decorativos e até mesmo livros de receitas para a decoração. 

Esses itens são super bem-vindos para dar a sua cara na decoração. Então use e abuse da criatividade.