Horta Vertical – Ideias criativas

Horta Vertical – Ideias criativas para montar sua própria horta. Afinal, nada se compara a ter um pequeno jardim em casa e mudar o ar do ambiente. Além de trazer maior qualidade de vida à casa, a horta vertical fica linda como item de decoração. E o mais legal dessa ideia é que ela é fácil de fazer e de manter, encontre um cantinho da casa em que bata sol pelo menos 3 horas por dia, para manter a saúde da horta. A sua parte é regá-la diariamente com a quantidade certa de água para o tipo de planta que colocou nos vasos e deixar que o sol faça o resto do serviço.

Horta Vertical – Ideias criativas (Imagem: Divulgação)

Horta Vertical

Assim como vemos diversos tipos de jardim, com a horta não é diferente. Mesmo sendo vertical, existem várias possibilidades para construí-la. Tudo dependerá do espaço que você tem disponível em sua casa para montar a horta vertical. Depois que esse espaço for definido é só escolher o layout da sua horta e os materiais que utilizará para construí-la. Uma boa dica é utilizar materiais que já possui em sua casa para construí-lo, pois não gastará dinheiro e ainda poderá trazer um charme ao local.

Horta vertical com garrafa pet

Além de ficar super original, criar uma horta com garrafas pet ajuda no meio ambiente, pois você está reaproveitando um material que seria descartado. Esse tipo de layout fica bom tanto para quem tem pouco espaço como para quem tem áreas mais amplas. É só ir ajustando a quantidade de garrafas a serem usadas e providenciar os materiais necessários: garrafas pet, tesoura, fio de nylon, terra e uma pá pequena. Este tipo de horta é muito utilizado atualmente e quando bem feito é possível trazer um estilo contemporâneo e moderno para o ambiente.

Horta vertical com vasinhos

Os vasinhos são uma das formas mais tradicionais de horta vertical. (Divulgação: Imagem)

Essa é o estilo mais tradicional, mas não deixa de ser bonito e elegante. Muitos tem a ideia de criar uma composição de vasos iguais, de mesmo modelo e tamanho, porém mudar e trazer diferentes modelos de vasos podem trazer elegância basta saber aproveitar o lugar. Agora basta apenas organizá-los da forma que melhor lhe agrada no espaço que você tem disponível.

Horta vertical em caixotes de madeira

Os caixotes de madeira quando bem explorados trazem elegância. (Imagem: Divulgação)

Os caixotes de madeira têm se tornado materiais muito populares para diversos tipos de decoração, tanto para criação de cadeiras, mesas e até com as hortas verticais não poderia ser diferente. É possível criar diferentes tipos layouts utilizando esse material, tornando um objeto que antes poderia ser descartado em algo novo e utilizável.

Horta vertical em recipientes de vidro

Sabe aquele vidro de conserva que você provavelmente iria descartar após o uso?  Então, eles são ótimos para criar uma horta divertida e original, basta ter criatividade para utilizá-los com diferentes formas e tamanhos no ambiente. Ao invés de jogar fora, pense em novas maneiras de aproveitá-los, pois irá se surpreender com as tantas possibilidades.

Horta vertical com canos de PVC

O PVC pode ser uma outra forma de fazer horta vertical economizando espaço. (Imagem: Divulgação)

Cano de PVC é um material bem fácil de encontrar e funciona muito bem para construir uma horta. Pelo seu formato ser comprido, ele gera praticidade na hora de organizar sua horta. Além disso é possível criar diversos estilos de layouts com os canos de PVC, como pintá-los ou criar novas formas, por exemplo.

Horta vertical em painéis de madeira

Os painéis de madeira podem ser feitos como base para sua horta, pois além de trazer um tom de charme e elegância para o ambiente, eles podem ter diferentes formas e se adaptar em qualquer local desejado. Eles podem ser pequenos e estreitos, tanto como grandes e largos, tudo dependerá do espaço disponível para criar sua horta.