Jardim Vertical: dicas de decoração

Já ouviu falar do Jardim Vertical? Dá para criar um ambiente vivo em sua casa. Muitas pessoas deixam de cultivar plantas em suas casas por falta de espaço, mas esse não é mais um problema com os jardins verticais. Delicado e charmoso, os jardins verticais trazem a proposta de utilizar pequenos espaços da casa, tanto internos como externos, para cultivar plantas. São diversas opções de modelos e espécies de plantas. Os jardins verticais são montados de acordo com o espaço disponível, por isso são sempre únicos e especiais.

Jardim Vertical

Jardim Vertical: dicas de decoração (Imagem: Divulgação)

 

Jardim Vertical          

Além da proposta de trazer vida para o ambiente, os jardins verticais são ótimas opções para decorar os espaços vazios. E ainda trazem maior qualidade de vida para aqueles que estão em contato diário com as plantinhas. Além disso, o seu jardim pode abrigar diferentes tipos de plantas, sejam ervas, temperos, folhas, flores ou suculentas.

O importante é você saber qual tipo de planta combina com o ambiente escolhido para o jardim vertical. Por exemplo, se o seu jardim ficará em um ambiente interno, como um jardim de inverno ele deve possuir plantas que aceitam menos luz natural. As plantas que são indicadas para os jardins internos são:

  • samambaia,
  • véu de noiva,
  • jiboia,
  • antúrio,
  • entre outras.

Mas se o seu jardim for externo, as plantas mais indicadas para receber bastante luminosidade são:

  • lambari-roxo,
  • aspargo,
  • tilândsia,
  • entre outras.

Motivos não faltam para você ter um jardim vertical em sua casa. Você pode comprar modelos prontos ou fazer o seu próprio jardim ou até mesmo ter uma horta vertical. Então separamos alguns modelos que são ótimas opções de decoração. Inspire-se!

Jardim vertical suspenso

É muito comum ver os jardins verticais serem chamados de jardins suspensos. Isso é porque existem alguns modelos com estruturas suspensas, que são fixados por um ponto comum. Esse tipo de jardim é bem moderno e fácil de adaptar em qualquer cantinho da casa.

Um jardim suspenso economiza espaço e deixa o lugar mais bonito. (Imagem: Divulgação)

Jardim vertical com upcycling

O upcycling é a técnica de aproveitar algo que seria descartado e transformá-lo em algo diferente do seu uso original. E para o jardim vertical essa técnica se encaixa muito bem, possibilitando a criação de designs originais.

Reaproveitar materiais também é uma forma para criar seu jardim. (Imagem: Divulgação)

Jardim vertical com painéis

O uso de painéis como base do jardim vertical possibilita a organização das plantas de uma forma harmoniosa. Geralmente os painéis são de madeira, mas você pode usar a criatividade e criar com outros materiais. O painel pode ser inteiro preenchido ou apenas uma moldura.

Jardim vertical com caixotes ou palets

Os caixotes e palets têm se tornado materiais muito populares para diversos tipos de decoração. E com os jardins verticais não poderia ser diferente. É possível criar diferentes layouts utilizando esses materiais.

Jardim vertical com suculentas

As suculentas são delicadas e elegantes. Você pode organizar diferentes espécies de suculentas em um suporte, seja de pedra ou madeira. Também é possível criar um layout de movimento com as espécies, fica super bonito.

Com as suculentas dá para ter muita criatividade. (Imagem: Divulgação)

Jardim vertical com molduras e vidro

Para quem gosta de inovar, é possível criar um jardim dentro de um quadro. A ideia é minimalista e elegante. Fica ótima para ambientes menores dentro de casa.

O uso do vidro é uma forma de dar elegância ao ambiente. (Imagem: Divulgação)

Ideias não faltam para você se inspirar. Agora é só escolher o modelo que melhor se adaptaria com o espaço disponível em sua casa e ir às compras! Lembre-se de aprender sobre as plantas que você escolher, para poder cuidar corretamente delas depois. Além disso, o uso de um jardim vertical deixa a casa com mais elegância e como observamos podem ser usados em qualquer lugar da casa, até mesmo na sua fachada.