Luminárias Pendentes: Como usar na Decoração

Que a iluminação é um dos pontos principais da decoração da casa, ninguém pode negar. Ela que é responsável por deixar a sala mais acolhedora para receber os amigos, ou a sala de jantar mais iluminada para aquele jantar especial. Com isso, uma nova febre na iluminação de decoração chegou e não vai embora tão cedo: as luminárias pendentes.

Luminárias Pendentes

Aprenda a como utilizar as Luminárias Pendentes de maneira criativa na decoração. (Foto: Divulgação)

Como usar as luminárias Pendentes na Decoração?

Diferente dos lustres, as luminárias pendentes costumam ter um design mais básico, mas sem deixar de ser moderno e contemporâneo e combina com todos os ambientes da casa.

Geralmente, esse tipo de luminária possui uma iluminação conhecida como “spot”, ou seja, ela é mais direta, ideal para quem procura iluminar um ponto, ou vários, de algum espaço. Os pendentes combinam com qualquer estilo de decoração, desde o retrô até o mais contemporâneo, sendo usado em qualquer lugar do seu lar.

Sala

Para usar os pendentes na sala de estar, uma ótima ideia é concentrá-los em um canto, como o bar ou uma mesa de centro, e investir em uma iluminação central para o restante do ambiente, para deixá-lo melhor iluminado, uma vez que os pendentes sozinhos não o fazem.

Luminárias Pendentes

Para deixar o espaço ainda mais diferente, aposte em um conjunto de pendentes em cores e designs diferentes, mas que tenham o material em comum, fazendo então uma composição interessante, mas sem ficar “over”.

Luminárias Pendentes para mesa de jantar Luminárias Pendentes para mesa de jantar

Um dos jeitos mais frequentes de se usar os pendentes é na sala de jantar. Por conta de sua iluminação direta, é perfeito para clarear a área das refeições, sem precisar de muito, além de dar destaque para os móveis. Neste caso, você pode apostar em um conjunto de pendentes da mesma cor e formatos, que conversem com o estilo do ambiente.

Por exemplo, sua sala de jantar possui um estilo mais moderno? Pendentes em formatos mais geométricos e de cores sóbrias, como preto são ideais para o espaço, enquanto que os mais arredondados e em candy colors ficam lindos para quem prefere algo mais vintage.

Quarto

No quarto é quando podemos realmente usar e abusar dos objetos para trazer nossa personalidade à tona, por se tratar do lugar mais pessoal da casa. Além disso, por se tratar do espaço de descanso, onde queremos um lugar confortável para descanso.

Neste ambiente, você pode usar os pendentes em tamanhos menores, em tons neutros e pastéis, ou acabamentos em madeira, localizados ao lado da cama, para uma leitura noturna, em cima do seu criado-mudo. Uma dica: para não ficar com a vista cansada, para esta luminária aposta em lâmpadas com menos intensidade, assim, caso precise deixá-las acesas, ou acender no meio da noite, o impacto na vista será menor.

Home Office

No home office, mas especificamente na sua mesa de trabalho, o ideal é que o pendente ajuda na concentração, mas sem deixar de se ser uma parte da decoração. Por se tratar de um ambiente onde a atenção é requerida, aposte em modelos de cores neutras e em modelos menores, que não ocupem tanto espaço.

O ideal também é que esteja posicionado em uma altura de pelo menos 70 cm da mesa, e que a lâmpada não seja muito forte, pois pode vir a causar dores de cabeça e até atrapalhar no desenvolvimento da sua atividade. Se preferir, concentre o pendente em uma área não-central da sua mesa, mas que ainda sim ilumine o suficiente para auxiliar nas atividades, e conforto do ambiente.

Cozinha

Uma maneira inusitada de usar os pendentes é na cozinha. Além de ser uma forma de deixá-la com um toque moderno sem fazer grandes mudanças, é perfeito para iluminar o balcão de preparação dos alimentos.

Para não atrapalhar, deixa os pendentes pelo menos há uns 50cm de distância da bancada, e aposte em lâmpadas que ilumine bem o espaço, para não deixar nenhum alimento escapar de vista. Use e abuse dos modelos com design moderno e acabamento em inox, combinando com o ambiente.