6 tendências para Lustres para Cozinha

lustre para cozinha desempenha um papel importante, pois ajuda na visibilidade do espaço, e no caso das cozinhas americanas, valoriza a aparência de divisão entre os dois cômodos. Já foi a época que o lugar de lustre era apenas na sala de estar ou jantar.

Atualmente, eles são mais que objetos de decoração, são ferramentas de otimização e até mesmo de economia de luz. Qual será então o melhor tipo de lustre é o melhor para a cozinha? Veja algumas sugestões de peças que estão em alta no mercado e que irão suprir as necessidades do seu espaço e, claro, iluminar adequadamente o cômodo.

Lustre Industrial:

Foto: Nica Gomes Designer

O lustre industrial é composto por trilhos e pequenos spots de luz. Ele é um objeto extremamente funcional, pois os pontos de luz pode se movimentar de acordo com a necessidade do ambiente. Além disso, ele dá uma estética moderna a cozinha, sem deixar de ser funcional.

Lustres Criativos:

Foto: Henrique Perón

Esse tipo de lustre é perfeito para quem quer soltar a criatividade e deixar a cozinha ainda mais temática. Esses lustres são feitos com utensílios de cozinha, reaproveitados e reformados, ganhando novas cores e uma nova função dentro do espaço. Você pode usar escorredores, raladores, xícaras, garrafas, entre outros objetos típicos da cozinha.

Lustres Coloridos:

Foto: Divulgação

As cores sempre são bem vindas em qualquer espaço da casa, então na cozinha não seria diferente. Esse tipo é ideal para dar um colorido especial a cozinha monocromática. A dúvida que fica é apenas qual cor fica melhor no seu espaço, pois todas elas são lindas.

Lustres Metálicos:

Foto: Tua Casa

Também provenientes do estilo industrial, esses lustres são perfeitos para dar um toque mais rústico ao ambiente. Eles existem em vários modelos e tamanhos e são super fáceis de combiná-los com a decoração da sua cozinha. Que tal combinar ele com as cor dos seus eletrodomésticos? Será um casamento perfeito!

Lustres Embutidos: 

Foto: ConstruindoDECOR

Não quer ousar tanto? Os embutidos são uma excelente opção. Eles são fixos no teto e distribuem bem a iluminação em todo o ambiente. Um dos benefícios deles é poder usar mais de um, sem deixar o ambiente carregado, pois são versáteis e combinam com vários tipos de decorações. Ou seja, não precisa mudar de lustre quanto mudar a decoração da sua cozinha.

Lustres Glamorosos:

Esse tipo de lustre é bem usado em salas, mas pode ser utilizado também em cozinhas, principalmente as americanas. Ele deixa o espaço com um ar de sofisticação e é perfeito para complementar a decoração das cozinhas mais provençais.

O lustre é uma peça muito versátil e importante para dar um toque especial na sua decoração. Existe uma preocupação com a limpeza, por ele estar em um ambiente de tratamento de alimentos, mas limpando periodicamente, você só tem a ganhar com a instalação desses objetos.

Cuidados com a limpeza de lustres na cozinha:

É preciso ter um certo cuidado com a eletricidade, sempre desligar antes para as lampadas esfriarem e evitar acidentes. O ideal é usar um pano seco para tirar o pó que acumula no objeto e caso as manchas sejam mais resistentes, uma pano úmido ajuda. Evite panos muito exarcados, para não ter nenhum tipo de problema com a energia elétrica.

Evite também panos ásperos ou toalhas de papel, pois podem soltar pedaços que podem comprometer a beleza do lustre. O ideal é limpar os lustres no mínimo, quatro vezes por ano, para mantê-los sempre bonitos em sua cozinha.

Bastante informações sobre lustres para te ajudar a escolher aquele que mais combina com sua cozinha. Adapte as ideias com sua realidade e garanta uma iluminação bonita e agradável para todos os bons momentos que você viverá por lá.