Mesa de Centro: Como Escolher a Melhor Opção

A mesa de centro é uma das peças de decoração mais charmosas da sala de estar. Elas transparecem aconchego, beleza e contam com muita criatividade para um efeito ainda mais interessante.

Porém, com tantas possibilidades, formas e tamanhos, pode parecer um pouco difícil escolher a ideal para a sua sala. Não obstante, existem algumas características que você deve considerar para não errar na hora da escolha.

Desse modo, acompanhe o nosso guia prático abaixo e escolha a melhor opção de mesa de centro para a sua sala:

Tipos de mesa de centro

Existem diversos tipos de mesas de centro. Diferem-se nas cores, tamanho, material, forma, etc. Cada qual cabe exatamente em um ambiente, a fim de garantir beleza e equilíbrio. Considere os seguintes pontos quando for escolher a sua mesa de centro:

O formato da mesa de centro

O formato é o primeiro passo para garantir harmonia com o restante da decoração. Em suma, se a sala tem o formato retangular, utilize uma mesa retangular. Se for quadrada, utilize uma quadrada.

No entanto, é possível utilizar o formato oval sem a sala ser oval, não é mesmo? Mas será preciso dispor todo o ambiente a fim de se “encaixar” com o modelo de mesa. E, esses modelos diferenciados sempre proporcionam um ambiente mais moderno, e a escolha sempre dependerá única e exclusivamente do seu gosto pessoal.

mesa de centro

(Foto: Pinterest)

O tamanho da mesa de centro

O tamanho também precisa ser harmonioso! Não dá para colocar uma mesa de centro pequena em uma sala muito grande, e vice versa. Porém, é possível complementar a decoração com mais de uma mesa pequena, quando o ambiente for grande. Mas sempre seguindo a regra do formato para garantir uma harmonia.

Além disso, quando você optar por uma mesa maior, precisa fazer jus aos restantes das peças no ambiente. Mesmo que a sala seja ampla, a mesa precisa estar em equilíbrio com os demais móveis. Isto é, ela não pode se tornar uma das maiores peças do ambiente. Ela é um complemento, estando apenas no meio, e não a peça principal, ok?

A funcionalidade

A funcionalidade também é muito importante, e pouca gente considera. É preciso pensar em cada detalhe: quer decorar a mesa com um vaso de flor? Utilizar como apoiador de copo? Enfim! Assim você a posiciona da melhor forma possível.

Garantindo, desse modo, uma peça elegante, charmosa e acima de tudo muito funcional, garantindo também o aconchego e a praticidade no seu uso.

(Foto: Pinterest)

O tipo da mesa de centro

Por fim, você deverá pensar no tipo de mesa de centro que irá adquirir para a sua casa. Nesse ponto, não há regra a ser seguida! É preciso que você utilize a opção que seja condizente com o seu gosto pessoal.

Considerando apenas que as peças de madeira, por exemplo, proporcionam um ambiente mais familiar e aconchegante. Já as de vidro, desencadeiam uma maior iluminação ao ambiente, além de deixá-lo mais moderno.

mesa de centro de madeira

As opções de ferro e madeira prensada irão dar um charme diferenciado, seguindo de acordo com o tamanho e o formato da mesa. Ou seja, para escolher o tipo é preciso pensar na opção que melhor irá “casar” com a decoração como um todo.

Pense na harmonia das cores e dos materiais que são feitos os demais móveis do ambiente. E, obviamente, siga aquilo que você mais gosta, pois certamente não há erro quando nós nos sentimos bem com a nossa própria escolha.