Mudei de casa: como economizar na energia?

Quando nos mudamos para uma nova casa, significa que começamos uma nova vida, e portanto, pode ser hora de começar novos hábitos, e um deles está relacionado com a conta elétrica. Se na casa anterior você achava que pagava muito pela eletricidade, então é o momento de rever as tarifas de eletricidade que o mercado oferece. Isso é muito importante, pois não adianta ter milhões de hábitos de poupança se suas tarifas são muito altas. 

como economizar na energia

Mudei de casa: como economizar na energia?

Primeiros passos em sua nova casa

Se a sua casa é uma construção recente, tenha em conta que deve verificar toda a documentação para fazer um contrato de energia. Se anteriormente nunca viveu ninguém nessa casa, é normal que tenha de ligar a luz pela primeira vez, e isso pode ser alguns requisitos colocados pelas empresas de energia.

Após saber que empresa contratar e o tipo de tarifa de energia que vai escolher, deve saber qual a potência ideal para o consumo e eletrodomésticos que tem neste local. É importante lembrar, que o objetivo é poupar energia!

Se essa casa já havia sido habitada, e se ainda tem energia, é provável que tenha de alterar a titularidade do contrato de luz. 

Como podemos economizar na eletricidade?

Essa é uma questão que muitas pessoas colocam, pois hoje em dia já existem muitas empresas de energia que oferecem serviços e preços diferentes. O ideal é que use um comparador de eletricidade e gás e através de um clique terá todas as ofertas disponíveis para você! Este serviço de comparação pode ser feito através da internet móvel ilimitada do seu smartphone ou tablet, e de forma gratuita. No entanto, tenha em mente o seguinte:

  • Se grande parte do seu consumo é efetuado quase sempre a partir de uma determinada hora do dia, pode ser muito vantajoso optar por uma tarifa de energia com diferenciação horária: são tarifas em que o preço da energia é mais econômico a partir de uma certa hora. 
  • Se por outro lado, o seu gasto ocorre em várias ocasiões do dia, as tarifas simples podem ser a melhor opção, pois apresentam o mesmo preço da energia elétrica a qualquer hora.  Nesse caso não terá uma surpresa negativa na conta de luz!

Como posso evitar gastos desnecessários?

Por mais econômicas que sejam suas tarifas de luz ou gás, o consumo deve ser otimizado, isto é, deve haver um controle e aplicação de medidas que impeçam que o consumo aumente e que a conta da energia seja um pesadelo! Portanto, na sua nova pode adotar medidas que evitem isso:

  • Não deixe os eletrodomésticos no ‘stand by’, pois mesmo que você não esteja usando eles, o continuam consumindo. 
  • A temperatura de aquecimento seja de 21 graus, o que é adequado para um aquecimento ideal sem gastar uma fortuna. De noite, essa temperatura deve ser mais baixa ou até mesmo apagar esse aparelho.
  • Adira à tecnologia das lâmpadas LED ou baixo consumo. Vale muito a pena!
  • Compre eletrodomésticos com a designação “eco”, pois consomem menos energia e são mais amigos do ambiente. 
  • Quando usar o forno para cozinhar, tente utilizar toda a sua capacidade para cozinhar vários pratos ao mesmo tempo.

A eficiência energética e a automação residencial.

Os sistemas de automação residencial estão nas bocas do mundo pela evolução que têm tido nos últimos anos. Com eles, você pode controlar toda a sua casa e eletrodomésticos: portas, janelas, forno, piscina e até ver TV online na sua geladeira! Tudo é possível controlar, à distância, e ainda controlar os gastos de energia favorecendo o valor da conta elétrica.  

A automação residencial garante uma alta eficiência energética pois permite controlar e reduzir os gastos de energia em casa. Além disso, são muito simples de usar e oferecem grandes níveis de conforto e acessibilidade para todos!