Decoração

Pergolado de Madeira – Dicas de decoração

Pergolado de Madeira – Dicas de decoração e de como escolher o melhor lugar para instalar essa estrutura charmosa em sua casa – Confira essas dicas e outras ideias incríveis nesse artigo!

Provavelmente você já viu um pergolado de madeira, seja na casa da vizinha, em um escritório comercial ou até mesmo no seu restaurante preferido. Os pergolados de madeira estão em toda a parte pois são estruturas versáreis e charmosas. Para alguns é um item necessário para o apoio de plantas ou plantações, já para outros é apenas um item de decoração. E em qualquer uma de suas funções, o pergolado de madeira traz estilo e elegância para o ambiente.

Pergolado de Madeira
Pergolado de Madeira – Dicas de decoração (Imagem: Divulgação)

Pergolado de Madeira – Dicas de decoração

Uma das coisas mais interessantes do pergolado de madeira é que ele pode ser usado em qualquer estilo. Por exemplo, se você quer um ambiente mais rústico, pode usar o pergolado em sua cor original da madeira. Já para os que gostam de ambientes mais delicados e sofisticados, o pergolado pode ser feito com uma madeira mais fina e pintada de branco.

Ele também se adapta a diferentes tamanhos. Ou seja, é possível criar um pergolado de acordo com o espaço disponível em sua casa, seja no jardim, na garagem ou no corredor. Além disso sua construção é rápida e não possui custo muito alto.

A palavra “pérgola” tem origem no latim antigo, no termo “pergula”, que significa “cobertura protetora”. Na Itália os pergolados são usados em varandas como uma continuação da estrutura da casa ou em meio aos jardins. Os pergolados podem conter trepadeiras que deixam o ambiente mais clássico e bonito. Esse espaço é perfeito para receber os amigos, ler um livro, fazer refeições, ou até mesmo servir de decoração.

Pergolado de madeira – cuidados e precauções

Atente-se aos detalhes, pois a falta de manutenção pode trazer problemas. (Imagem: Divulgação)

É importante ter alguns cuidados na hora de construir seu pergolado de madeira. Em ambientes externos por exemplo, os pilares do pergolado não devem tocar o chão. O ideal é executar uma sapata em concreto ou fixá-lo com conexões metálicas, deixando assim a madeira protegida. Além disso a madeira precisa receber uma camada de selador ou verniz para aumentar sua durabilidade.

Se você optar por um pergolado de madeira coberto, ele precisa ter um caimento mínimo de 5% do vidro ou policarbonato. E também se atentar à sustentação dessa cobertura, para não possibilitar a criação de poças em um dia chuvoso.

Na hora de escolher o tipo de madeira do pergolado, atente-se às melhores opções, que são: ipê ou madeiras tratadas, como eucalipto. Você também pode misturar materiais como madeira na estrutura e bambu no sombreamento.

Pergolado de madeira – inspirações

O pergolado pode ser usado de diversas formas. (Imagem: Divulgação)

Separamos uma galeria de imagens em que o pergolado de madeira foi usado de maneira criativa. Aqui você conseguirá ver sua aplicação em diversos lugares e escolher o que melhor combina com você e sua casa.

Apenas lembre-se que cada modelo deve seguir técnicas específicas na hora da construção. Por isso a melhor opção é contratar um profissional especializado nesse tipo de serviço, para evitar problemas futuros. Então, aproveite as fotos abaixo para se inspirar e criar um cantinho charmoso em sua casa.

Pergolados em espaços pequenos

Podem ser feitos tanto em locais grandes como pequenos. (Imagem: Divulgação)

Pergolados com estrutura arredondada

Há diversas formas de fazer um pergolado o arredondado é uma delas. (Imagem: Divulgação)

Pergolados tradicionais para jardim

Em áreas com jardins ficam ótimos, além de se extremamente relaxante. (Imagem: Divulgação)

Pergolados sofisticados

Há versões mais sofisticadas de pergolados no mercado. (Imagem: Divulgação)

Pergolados simples

Pergolados simples são os mais comuns, além de serem elegantes. (Imagem: Divulgação)

Pergolados como estacionamento

Há casa onde o utilizam para estacionamento, é comum também em restaurantes. (Imagem: Divulgação)

Agora é só escolher o modelo que mais se encaixa no espaço disponível em sua casa e aproveitar!