Persiana para sua casa: Qual o melhor tipo para escolher

Os muitos estilos, marcas, formas e funcionalidades das persiana para sua casa complicam muito sua vida, não é mesmo? São tantas opções que você acaba meio indecisa na hora de decidir qual delas é mais adequada para o clima da sala que você “desenhou” por tanto tempo e resultou naquele ambiente fantástico de sua casa. E a pergunta “Persiana para sua casa: Qual o melhor tipo para escolher?” surge naturalmente. É por isso que a gente aqui vai deixar uma série de dicas e informações:para ajudar você a responder a essa pergunta. Vamos lá.

Qual é seu estilo? Contemporâneo? Mais tradicional? Mais vanguardista? Gosta de abstracionismo? Hoje em dia, há persiana para sua casa que sustentam qualquer estilo de vida, do mais simples ao mais sofisticado. A primeira dica que a gente vai deixar aqui é não compre persiana para sua casa pelo preço. Você gastou horas e horas imaginando como seria sua sala, de que maneira você poderia criar um ambiente para receber amigos e familiares.

Deixar que tudo se contradiga por causa do valor da persiana é até mesmo um crime contra você mesmo. Um leitor nosso, o Cristóvão P. Cunha, advogado conhecidíssimo do Triângulo Mineiro, contou-nos um caso interessante sobre isso. Tão logo se casou, a esposa começou a desenhar na mente a casa em que ambos viveriam para sempre com os futuros filhos. No momento de comprar as últimas peças de decoração, enfrentaram uma fase financeira ruim por causa de problemas. Ela não se importou em deixar a janela principal da sala coberta com tecido simples e unicolor por poucos meses. Manteve até que a fase passasse e pudessem comprar a persiana para sua casa com a qual sonhou.

Persiana para sua casa

A sala de sua casa é o resumo de todos os ambientes que a compõem e a janela dela é óculo de sua alma. A analogia é certeira. É pela janela de sua sala que você vê o mundo lá fora, é a ligação entre o que você é no regaço e no conforto de seu lar e o que você precisa ser fora dele.

É por isso que “vestir” a janela de sua sala é ação muito importante. Ela pode significar o sucesso ou o insucesso de toda a decoração. Por isso, a gente sugere que você siga as dicas abaixo.

Antes, pense no seguinte:

  • Objetivo da Persiana para sua Casa

    Persianas não apenas enfeitam ou controlam luminosidade. Elas são – ou podem ser – funcionais. Podem reter frio ou calor, proteger contra insetos, produzir privacidade longe de olhares externos numa sala de reuniões, por exemplo. Então, considere analisar profundamente o objetivo da persiana para sua casa. Ele é fundamental no momento da escolha.

  • Vertical ou Horizontal

Muitos arquitetos e decoradores dizem que escolher entre tipo vertical ou horizontal não pode ser apenas questão de “minha mãe mandou eu escolher esse aqui”. Isso depende da incidência do sol ou da luminosidade artificial externa – do quintal, por exemplo – ou natural. Dependendo da entrada da luz solar, un ou outro tipo pode mais eficiente.

As verticais dão ilusão de amplidão

As verticais dão ilusão de amplidão…

...as horizontais, de aconchego.

…as horizontais, de aconchego.

• Disponibilidade para Limpeza

Você não é obrigada/o a ser compulsivo por limpeza, mas, se for, analise essa condição antes de comprar sua persiana. Alguns modelos precisam de horas e horas de manutenção e limpeza periodicamente, pois acumulam poeira e manchas com facilidade. Ainda que você não seja compulsivo, mas preza por higiene, também o interessante pensar nisso.

• Adequação Visual

Como dissemos acima, a persiana para sua casa é item de decoração final. Você deve esperar que todo o visual do ambiente esteja montado fisicamente, não apenas no desenho. Assim, o risco de escolher um modelo não adaptado ao ambiente é menor.

• Segurança

Se você tem filhos ou se recebe visitas de muitas crianças, pense nisso também. Alguns modelos dispõem de peças com nível de capacidade cortante de baixo a médio.

Estilos de Persiana para sua Casa Disponíveis…

… abrangem todas as necessidades individuais. Basta você atentar para as dicas acima e associar o objetivo da compra da persiana para sua casa e as funcionalidades ou visual da peça mostrada na loja.

• Horizontais

Nossas pesquisas mostraram que persianas horizontais são as mais vendidas. Um dos motivos é entrada de maior quantidade luz que permitem ao ambiente, o que também oferece maior ventilação mesmo quando “fechadas”.

Persiana para sua casa: o modelo horizontal é o mais procurado.

Persiana para sua casa: o modelo horizontal é o mais procurado.

• Verticais

Visualmente, alteram a impressão que se tem do pé direito do ambiente. Este parece bem maior. E isso é importante em cômodos pequenos com pouco mobiliário ou mesmo grandes com muitos objetos.

Tenha impressão de área aumentada com persianas verticais

Tenha impressão de área aumentada com persianas verticais

• Rolô (ou Rolon ou ainda Enrolável)

Não é composta por lâminas, mas de material facilmente dobrável. Quando aberta, pode funcionar como quadro ou painel; quando recolhida, seu mecanismo enrola o painel próximo ao teto.

O modelo enrolável é prático e mais fácil de limpar.

O modelo enrolável é prático e mais fácil de limpar.

• Romanas (ou Clássicas)

É composta por lâminas mais largas e normalmente são horizontais. Apresentam grande facilidade na hora da limpeza. As cores e formatos são plenamente adaptáveis a qualquer estilo de mobiliário.

As modelo romano são também fáceis de limpar.

As modelo romano são também fáceis de limpar.

• Painel

Persianas com visual de painel são feitas de três ou quatro lâminas apenas cuja dimensão ocupam grande espaço. São muito indicadas para salas realmente grandes com pouco mobiliário, de maneira que sua plasticidade se destaque e sua eficiência no controle da luminosidade seja evidente.

Dê ao ambiente ares de sofisticação com o modelo painel

Dê ao ambiente ares de sofisticação com o modelo painel

Quanto aos materiais de que são feitas as persianas, todos os estilos acima se apresentam em vários deles: madeira, que insere ar mais rústico; bambu, que induz o visual à vida cabocla; alumínio, que tem fácil manutenção; PVC, que é o material mais procurado; tecido, que precisa de muito esforço para se manter limpo.

Escolha a sua. O ambiente fica mais aconchegante e convidativo.