Como decorar jardins com pedras: Passo a Passo

O jardim é um item muito importante para sua casa, pois ele deixa um ambiente mais agradável e é uma forma de decorar esse ambiente e deixá-lo ainda mais bonito. A decoração é uma forma de mudar o ambiente, de deixá-lo ainda mais confortável, agradável e encantador. Esse estilo decorativo pode ser usado em várias partes de nossa casa, mas como estamos falando em jardins, vamos mostrar como decorar jardins com pedras para ficar ainda mais lindo e elegante.

Decoração Jardim 2

Como decorar jardins com pedras

Um dos locais da nossa casa que merecem destaque é o jardim e para destacar ainda mais, use pedras que ficam lindas e deixam o seu jardim ainda mais elegante. Para decorar o jardim com elegância muitas pessoas utilizam pedras que incrementam o jardim e substituem o gramado, além de ser algo mais simples  e prático, facilitando a manutenção, diversificando o ambiente e também aumentando a durabilidade do jardim.

Temos diversos modelos de pedras utilizadas, dentre elas podemos citar a brita, o cascalho, o granito, a pedra ardósia, a portuguesa, além de várias outras pedras. Essas pedras podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos, tudo depende do tamanho do seu jardim. As pedras ajudam a compor os jardins, podemos criar canteiros de plantas com pedras pequena e com as pedras grandes podemos criar corredores de passagem que também facilitam a movimentação de pessoas.

Decoração Jardim 3

Os jardins pequenos podem ser feitos dentro de casas e apartamentos e ajudam a deixar a sala de estar ou até mesmo a varanda ainda mais leve e com um toque elegante na decoração. Mas chega de falar e vamos logo ao passo a passo para fazer um jardim bonito decorado com pedras.

  • Para fazer um jardim de pedras comece por ter uma noção real do espaço de que dispõe. É mais fácil se recorrer a um esboço, no qual irá desenhar os limites do jardim e elementos que ele tenha e que você quer manter ou que não pode remover, como uma árvore centenária ou uma inclinação íngreme.
  • Depois de conhecer as dimensões e limitações do espaço, comece planejando a disposição dos elementos do jardim.
  • É boa ideia reservar uma área para o convívio, com sofás ou mesas e cadeiras e encher todo o restante espaço com elementos decorativos de jardim, que neste caso serão essencialmente pedras.
  • Outro aspeto importante a ter em conta é o equilíbrio entre o gramado e as pedras. Será que você quer mais gramado ou mais pedras?.
  • Tendo já uma noção de como quer o seu jardim, dirija-se até uma loja de jardinagem, bricolagem ou construção para procurar suas pedras e seixos.
  • Passamos à prática: comece por preparar o terreno, resolvendo irregularidades que ele tenha, removendo a grama e plantas velhas e definindo, com a ajuda de limitadores de grama, os espaços reservados para as plantas e para as pedras.

Decoração Jardim

  • Coloque as plantas. Para este tipo de jardim, e de forma a evitar muita manutenção, pode escolher plantas do tipo suculentas.
  • Em seguida, cubra a área onde deseja colocar as pedras com areia fina ou uma manta para jardim. Isso ajudará a fixá-las melhor e a fazer com que não se sujem com a terra presente no solo.
  • Para disfarçar os espaços entre as pedras, coloque mistura de duas pedras de tom semelhante ou terra arenosa.
  • Seja criativo: combine vários tamanhos e tons de pedras e disponha-as de determinada maneira para darem origem a formas, que podem ser onduladas, circulares ou quadradas.

E pronto, o seu jardim estará lindo e você poderá desfrutar do mesmo para decorar a sua casa e deixá-la ainda mais bonita.