Rodapé: Como Escolher o Modelo Ideal

Se você estiver reformando ou construindo sua casa nova, algumas dúvidas e questões começam a surgir. Como por exemplo, o rodapé. Qual o melhor modelo? Qual modelo escolher? Continue no nosso artigo para descobrir tudo que precisa para escolher o melhor rodapé para cada ambiente.

Aliás, é super importante dar atenção exclusiva a cada ambiente. Pois cada ambiente é único. Cada ambiente, vai nos proporcionar uma sensação diferente.

rodapé

(Foto: Pinterest)

Mas, afinal, para que serve o rodapé?

Hoje em dia, o rodapé é um objeto de acabamento e decoração. Porém, sua função básica era proteger as paredes de objetos que pudessem agredi-la com o passar do tempo, como aspirador de pó, vassouras, etc. Hoje, é muito mais do que isso. Os rodapés assumiram protagonismo para além da continuação do piso. Eles são objetos de decoração assumidos.

Como escolher o modelo ideal de rodapé?

Veja a seguir dicas importantes para você não errar na hora de escolher o seu rodapé.

Qual o melhor rodapé?

Entretanto, é importante ficar de olho em algumas situações e condições. Como por exemplo, o material que o produto é fabricado. Afinal, você não vai querer que em pouco tempo, o rodapé da sua casa fique deteriorado, não é mesmo? Existem diversos tipos de materiais para rodapés. Entre eles, estão os rodapés de cerâmica, pedra, madeira e porcelanato. Todos são excelentes opções e que devem ser alocados de acordo com o conceito e design do ambiente.

A altura também importa

Além do material e do modelo escolhido, a altura do rodapé também é importante. Não é regra, mas geralmente 7cm de altura é o suficiente para deixar o ambiente bonito.

Isso não quer dizer que você não encontrará modelos mais altos no mercado. Há modelos de até 25cm disponíveis hoje. Tudo vai depender, novamente, do design e conceito de cada ambiente. Para isso, é importante que você conte com a ajuda de profissionais da área. Eles certamente vão te ajudar a escolher o modelo que mais combina com o ambiente que você está construindo ou reformando.

A cor é muito importante

Cores neutras são sempre as mais indicadas para colocação de rodapés. Afinal, eles serão apenas acabamento, e não elemento principal da sua decoração. Cores neutras proporcionam ambientes mais leves e cleans, além de combinarem com praticamente todos os móveis, pois eles serão apenas complemento.

Porém, isso não significa que você precisa ficar nas cores neutras para o rodapé da sua casa nova. Se você deseja inovar, pode testar cores escuras. Ou, até mesmo, cores mais chamativas. Se o ambiente comportar este tipo de acabamento, tudo é bem vindo, com certeza.

(Foto: Pinterest)

Escolhendo o seu rodapé

Agora que você já sabe qual o melhor modelo de rodapé escolher, de acordo com o design e conceito do ambiente que você está construindo ou reformando, está na hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer.

Não está mais difícil escolher a melhor opção. Basta você pesquisar um pouco em lojas de materiais de construção, obter ajuda profissional de um arquiteto e pronto. Você certamente vai acertar no rodapé da sua casa. Caso fique alguma dúvida, por favor, comente para que possamos ajudar a resolvê-la. Aproveite!