Sapateira com Tubo de PVC: Aprenda a Fazer

Aprenda a fazer uma linda sapateira com tubo de PVC e, além de organizar a sua casa, você ainda estará proporcionando um “up” na decoração! Pois com peças simples e baratas é possível fazer uma sapateira exclusiva, linda e muito econômica.

No artigo de hoje vamos te ensinar, passo a passo, tudo o que você precisa saber para fazer a sua primeira sapateira artesanal. Acompanhe abaixo:

Como fazer uma sapateira com tubo de PVC

Fazer a sapateira com tubo de PVC é simples e rápido. E, para isso, você vai precisar dos seguintes materiais:

Materiais necessários

  • 3 metros de tubo de PVC, com tamanho de 150 mm de diâmetro;
  • 2 metros de tubo de PVC, com tamanho de 100 mm de diâmetro;
  • Serra e lixa para cano;
  • Régua de 30 cm;
  • Caneta permanente;
  • Estilete e tesoura;
  • 1 rolo de fita dupla face resistente;
  • 1 grampeador comum;
  • Papel colorido e estampado de acordo com o seu gosto;
  • 20 prendedores de papel;
  • Elástico largo (colorido ou da cor que você desejar).

 

sapateira de pvc

(Foto: Pinterest)

Passo a passo

Vamos ao passo a passo:

Cortando os tubos

Primeiramente, marque o comprimento de 30 cm em cada tubo de PVC. Em seguida, com o auxilio da serra, corte o cano. Finalize com um acabamento com a lixa, para deixar as beiradas lisinhas em sem “rebarbas”.

Cortando os papéis coloridos

Para cortar os papéis coloridos no tamanho ideal, faça uma marcação de 30x50cm (para cobrir os tubos com 150 mm) e uma marcação de 30×33 (para cobrir os tubos com 100 mm de diâmetro). Corte a quantidade condizente com quantos tubos de cada tamanho você produziu. E lembre-se de verificar que as medidas estão corretas, ok? Caso contrário, o papel não encaixará bem e o seu trabalho não ficará com um bom acabamento.

Utilizando a fita dupla face

Feito isso, é hora de aplicar a fita dupla face em toda a extensão do papel. (Nos 50 cm de largura do maior e nos 33 cm de largura do menor, ok?).

Aplicando o papel nos tubos de PVC

Primeiramente, posicione o papel de forma que o mesmo acompanhe exatamente a forma do tubo. Depois, prenda o início do papel com o auxílio do grampo, de forma bem firme, para não “enrugar”.

Comece a remover o papel protetor da fita dupla face e vá colando – com muito cuidado – o papel colorido em torno do tubo.

Acabamento da aplicação

Se sobrar papel em alguns dos lados do tubo, corte-o com cuidado, para um acabamento mais bonito. E ainda, se o envelopamento ficar torto, antes de fixar o papel até o fim acerte este acabamento também.

 

sapateira com tubo de pvc

(Foto: Pinterest)

 

Montando a sapateira

Agora é hora de começar a montar a sua sapateira. Para isso, posicione os tubos de maior diâmetro em baixo (mais ou menos 3 ou 4), e intercale cada camada com os tubos maiores e menores.

Para prender a estrutura, vá conectando um tubo ao outro com o auxílio dos grampos de papel. Eles deverão permanecer na estrutura, na parte de trás. Por essa razão, fica a seu critério utilizar coloridos, ou não.

Feito isso, a sua estrutura já estará montada e é hora de dar ainda mais sustentação e resistência a estrutura. É hora, no entanto, de utilizar o elástico largo! Para isso, corte duas medidas de 170 cm e amarre-a em torno da sua sapateira. Uma mais a frente, e outra mais atrás.

Sapateira pronta

Pronto! Agora é só colocar a sua nova sapateira em um ponto decorativo de sua casa e usufruir de uma nova peça bonita, moderna e muito econômica.