Assim como a pintura, o piso e outros elementos de decoração na nossa casa, as cortinas tem papel fundamental para criar ambientes de conforto e aconchego. Porém, existem diversas diferenças entre diversos modelos de cortinas. Cada ambiente vai pedir um modelo específico de cortina. É importante você sempre estar de acordo com o design e conceito de cada ambiente.
Mas, para facilitar a sua vida, preparamos este artigo que vai te ajudar a decidir e escolher a melhor cortina para cada cômodo da sua casa, de acordo com diversos critérios que devem ser levados em consideração. Acompanhe.
Qual a real função de uma cortina?
Se você achou que a função de uma cortina fosse apenas decorar o ambiente, se enganou. Uma cortina é muito mais do que apenas decoração. Ela ajuda a criar o clima que você desejar no ambiente, seja de conforto, aconchego, luminosidade, etc.
Privacidade também é um fator muito importante que deve ser levado em consideração na escolha de uma cortina, de acordo com cada ambiente. Uma cortina para a cozinha, será diferente de uma cozinha para o quarto, por exemplo. Além de ter uma função esclarecida para o ambiente, é importante, obviamente, que a cortina faça sentido com a decoração já adotada para o cômodo.
Como escolher?
Primeiramente, faça uma análise do ambiente, levando em consideração os seguintes fatores para a escolha da cortina perfeita no cômodo desejado: Qual a função da cortina? Criar aconchego e conforto, proteger da luz ou decorar?
Assim que você tiver estas respostas, poderá começar a pensar a sua nova cortina com base em um critério que também é muito importante para não destoar e tudo ser perfeito: a decoração já existe e o design do cômodo. Veja como planejar:
- Para escritórios, persianas são mais comuns. Pois são práticas, fáceis de usar e causam uma impressão de profissionalismo.
- Já para a sala de estar da sua casa, o modelo deve ser totalmente diferente, pois é um local de descanso e aconchego. De repente um modelo mais encorpado, que vá do teto até o chão, nas cores dos seus móveis, seja uma ótima opção. Consegue perceber as diferenças?
- A sua cozinha vai precisar de um modelo um pouco mais específico. Como é um local que você irá cozinhar, a cortina receberá diversos tipos de contatos com substâncias: fumaça, líquidos, cheiros, etc. Portanto, o mais indicado seria um modelo que seja intransponível a água, que seja prática de lavar e secar, além de fácil de instalar.
Complemente a sua decoração
Agora que você já tem ideias de como escolher a cortina perfeita, sugerimos ainda que você procure ajuda de profissionais da área para a escolha ainda mais correta de acordo com as suas necessidades e ambientes.
Compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam os diversos tipos de cortinas e aprendam a escolher o melhor modelo para cada cômodo da casa. Pois, como já falamos, cada cômodo é único, e merece atenção exclusiva, com necessidades exclusivas. Se tiver qualquer dúvida, por favor, comente para que possamos tentar ajudá-lo. Mãos a obra!