Como ficar confortável na cadeira

Se você trabalha em homeoffice, é indispensável saber como ficar confortável na cadeira, haja vista que essa é uma das formas de evitar algumas dores ao final do dia.

Por isso, pensando em seu bem-estar e saúde física, no artigo de hoje iremos explicar sobre como ficar confortável na cadeira.

como ficar confortável na cadeira

Como ficar confortável na cadeira?

Antes de qualquer coisa, tenha em mente de que você precisa de uma cadeira adequada, específica para essa finalidade.

Por exemplo, uma cadeira de meditação é mais ideal para fazer essa prática. Em contrapartida, uma cadeira para trabalho segue algumas NR, de modo a garantir a sua saúde.

Mas, muito além do que apenas ter a cadeira, é preciso tomar algumas dicas de ergonomia. Quanto a isso, as nossas dicas são a seguintes:

1. Conheça a anatomia do corpo

Uma das primeiras dicas e talvez a mais relevante, diz respeito a conhecer a anatomia do seu corpo. Dizemos isso porque, ao sentar, é preciso manter alinhado suas 3 curvas anatômicas, que são:

  • Lombar;
  • Torácica;
  • Cervical.

Então, ao sentar, tente manter as suas costas o mais reto possível com seus glúteos encostados na parte posterior do assento, mantendo os ombros para trás.

2. Distribua o peso

Quando for se sentar, tenha a certeza de que o peso do seu corpo esteja distribuído de maneira uniforme. Assim, evita que as articulações se sobrecarreguem.

Quanto a isso, uma excelente dica é evitar cruzar as suas pernas, uma vez que isso pode sobrecarregar um lado do quadril.

3. Forme ângulos de 90 graus

Procure manter sempre o seu quadril alinhado com os joelhos, em uma flexão de 90°. Além disso, mantenha os cotovelos em ângulo reto em relação ao braço da cadeira de mesa de jantar ou escritório.

Porém, caso tenha uma estatura mais baixa, a dica é usar apoios de pés, para que eles possam ficar encostados ao solo.

Ao fazer isso, você acaba distribuindo o peso do seu corpo, algo que irá favorecer ainda mais a sua circulação sanguínea.

4. Respeite a curvatura da lombar

Um grande problema é que, quando se fala sobre manter a coluna ereta, muita gente crê que é para manter o corpo literalmente reto. No entanto, não é bem assim.

Procure sempre respeitar as curvas naturais da sua coluna. Por isso, procure utilizar encostos na altura da lombar.

5. Preze por produtos ergonômicos

Ao falar sobre ergonomia e respeitar a curvatura da lombar, é essencial que a sua cadeira já tenha esse apoio.

Afinal de contas, a postura correta natural é essencial para que você mantenha a sua saúde e evite dores ao final do dia. Assim, além de confortável, se sentirá muito produtivo.

Portanto, preze por possuir produtos ergonômicos, uma vez que eles são essenciais no que tange à usabilidade e conforto.

6. Afaste as pernas

Uma outra dica para manter a postura é não forçar as suas articulações e, com isso, preservar o alinhamento do corpo.

A melhor maneira de fazer isso é justamente afastando as suas pernas, sempre respeitando a linha do seu quadril.

7. Mantenha os ombros alinhados

Mantenha sempre os seus ombros alinhados, de modo que não haja tensões ou dores nos músculos da região do pescoço.

Nesse sentido, a nossa dica é que você os mantenha relaxados para trás, sempre seguindo as linhas naturais do seu corpo.

Além disso, no dia a dia, é um tanto quanto comum que os ombros caiam para frente. Mas, tenha em mente de que isso pode ser bastante prejudicial no que se refere à ergonomia.

8. Olhe para o centro do monitor

Outra dica essencial para melhorar a sua ergonomia é ter a garantia de que a tela do seu PC ou notebook se mantenha na altura da sua cabeça, centralizada na linha dos seus olhos.

Ao fazer isso, você acaba evitando pressões extras em seus ligamentos e músculos, uma vez que a cabeça humana pesa por volta de 5kg.

9. Levante-se regularmente

Por mais que você tome todos os cuidados que mencionamos, é essencial que você procure se levantar a cada uma hora para fazer alongamentos simples.

Ao fazer isso, irá favorecer a ergonomia e evitar que você sinta dores, bem como combater o estresse e favorecer a concentração.