Mantas Para Sofá: Como Usar e Modelos

Com tantas opções e modelos de mantas para sofá que vemos por aí, muitas vezes se torna difícil escolher a melhor opção para a nossa casa, não é mesmo? Pois pode ser um pouco dificultoso encontrar a harmonia perfeita entre a manta, as almofadas e o estofado em si.

No entanto, se você está pensando em incrementar a decoração da sua sala com uma manta moderna e bonita, te convidamos a seguir o nosso artigo de hoje! Nele vamos expor dicas importantes que você precisa considerar antes de adquirir a sua primeira manta para sofá. Veja a seguir:

Mantas para sofá: Como escolher a melhor opção?

Escolher a melhor opção requer paciência e planejamento. Ou seja, se você realmente gosta de montar decorações bonitas e harmoniosas para o seu lar, precisa se atentar aos seguintes fatores:

 

mantas para sofá

(Foto: Pinterest)

Acerte na cor da sua manta

O primeiro passo sempre será escolher a cor das mantas para sofá. Ou seja, não dá para simplesmente se deixar guiar pela textura e tamanho, não é? Desse modo, observe a cor do ambiente, do estofado, dos tapetes, das almofadas… Enfim! A manta precisa vir como uma peça de complemento que crie uma harmonia com os demais itens decorativos.

Porém, é claro que a manta pode ser considerada a peça principal da decoração. Mas isso não significa que a cor da mesma precisa bater de frente e brigar com o restante, ok? Tudo na decoração é questão de equilíbrio e harmonia, para o ambiente se tornar aconchegante não só no toque, mas também no aspecto visual.

Pense no tipo de manta para o seu sofá

A infinidade de tipos de mantas para sofá que vemos por aí nos dá respaldo para apenas uma coisa: você precisará escolher o tipo de acordo com o seu gosto. É claro que a manta faz parte da decoração e precisa se “encaixar” nela. Porém, você também precisa escolher entre uma mais peludinha, uma mais lisa, as de crochê, etc.

Neste caso, não há uma regra que você precise seguir de fato. Basta pensar na harmonização e no aconchego ao toque de sua manta. Afinal, além de bonita, ela precisa ser confortável para quem for utilizá-la, ok?

mantas para sofá

(Foto: Pinterest)

Abuse do contraste de cores

Quando falamos em contraste, não estamos falando de uma “briga de cores” entre as suas mantas para sofá e o restante da decoração, ok? Estamos falando de quebrar um pouco o padrão, chamando a atenção para a sua manta.

Por exemplo, se o seu estofado é preto, que tal uma manta branca, e vice versa? Ou ainda, se o ambiente está com cores frias, jogue uma manta com cor quente e deixe a decoração impecável! Só se lembre de combinar com alguma tonalidade já presente no ambiente: por exemplo, você tem um porta retrato bordô, e o restante da decoração é preta e branca? Jogue uma manta vermelha no seu sofá! Ficará lindo.

Pense na estação do ano

Por fim, um fator muito importante na hora de escolhas as suas mantas para sofá: a estação do ano. O que isso significa? Que a manta precisa acompanhar exatamente a temperatura ambiente, para se tornar confortável e não um “estorvo” na hora de utilizar o sofá.

Ou seja, quando estamos no verão, você pode optar por incrementar a sua decoração com mantas mais lisas e frias, garantindo o conforto ao toque. Do mesmo modo, quando estivermos no inverno, abuse das peludinhas e dos tecidos que aquecem mais. Certamente o resultado será ainda mais satisfatório e você se sentirá mais confortável com as suas mantas para sofá!