Quem trabalha com vidro é o que?

Diferente do que muitos pensam, a profissão de vidreiro ainda continua nos dias atuais. Para quem ainda não escutou falar desse profissional, trata-se de um artesão, cuja matéria-prima a ser trabalhada está a 1000°C, as vezes até mais. É normal ver um vidreiro com vestimenta e ferramentas de proteção individual. Sua atuação exige maestria nos movimentos, além de habilidades herdadas de geração em geração. Melhoradas com o passar do tempo. 

Hoje em dia, a indústria química é a que mais emprega os artesãos vidreiros de grande destaque no mercado. Como esses profissionais são raros, os artistas do vidro são muito valorizados, principalmente pelas grandes indústrias. Afinal de contas, existem vários setores no mercado nacional que precisam de ferramentas especiais para serem usados com diversos fins.

Dessa forma, notamos que o vidreiro é um profissional diferenciado. Na realidade, ele é um artista que atua com um material não tão fácil de dominar e manusear e o transforma em peças fantásticas.

Dia 18 de Maio é o dia do Vidreiro, assim é chamado todos os profissionais que atuam com vidro. Esse é um material versátil e que possui alto potencial de aplicação profissional, servindo desde projetos decorativos, residenciais, industriais até a construção civil. Veja como os profissionais ganham dinheiro com vidro. 

Como dito anteriormente, o vidro é um material versátil que soluciona a necessidade de diversos projetos. Portanto, viemos abordar sobre alguns profissionais que lucram a partir dessa matéria prima fantástica que tem mais de 6 mil anos de história e tem sido aprimorada ao longo dos tempos.

profissional que trabalha com vidro

O fabricante do vidro

Esse setor é o mais industrial é de onde sai o vidro, eles atuam com compra e retirada de matéria prima, com a produção de vidro e com a transformação dele em vários formatos, desde vidros planos, a vidros para móveis, vidros automotivos, vidros para utensílios domésticos como copos, taças e potes. Esse profissional, sem dúvidas, merece muito reconhecimento.

O revendedor

Ele compra o vidro das grades indústrias e atua com a revenda do material de acordo com seu ramo de atuação. É possível revender vários tipos de vidros ou atuar com apenas um nicho específico. Para se tornar esse profissional é necessário entender todos os tipos de vidros existentes no mercado e suas aplicações específicas. 

Não é necessário ser apenas o dono de uma vidraçaria comum, ele consegue se tornar um revendedor especialista em certo campo de atuação, como por exemplo: vidros laminados e temperados, vidros de segurança, vidros para janelas e portas, vidros automotivos e para projetos arquitetônicos planejados etc. Esse profissional pode ser só um fornecedor e não o instalador do material.

O Instalador de vidros

O instalador é quem põe a mão na massa, além de analisar os projetos, realizar orçamentos, ele também instala os vidros, independendo de qual for o projeto, seja ele de decoração, de movelaria, de espelhos, ele é qualificado para manusear, usar os produtos certos para fixação dos vidros e entregar tudo perfeitamente para o cliente.

O revendedor de vidro também pode ser instalador, mas grande parte das vezes ele tem tantas coisas para fazer como dono que acaba terceirizando a instalação a colaboradores. Porém, é sempre o instalador que faz a leitura dos projetos para corte, montagem, medição e instalação de vidros temperados.

Quanto um vidreiro ganha em média?

De acordo com algumas pesquisas o faturamento médio mensal do pequeno ou médio empreendedor de vidraçaria, pode ser de 10 a 20 mil reais. Isto é, atuar com vidro é um ótimo negócio, mas não se esqueça que, além de boa técnica é necessário ser um gestor de negócios qualificado para que seu negócio cresça e fature bastante.

O salário de um instalador varia de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00, a depender do tipo de serviço e da sua experiência e especialização no serviço, podendo ser até mais.