Decoração

Decoração Escandinava – Características e Como Aderir

A decoração escandinava tem sido cada vez mais falada, por ser um dos estilos decorativos mais aconchegantes e simplistas que conhecemos. Desse modo, se você está pensando em dar aquela repaginada em sua casa, mudando a decoração ambiente, então precisa conhecer esta alternativa incrível.

E é, portanto, exatamente sobre isso que falaremos no nosso guia de hoje. Abaixo iremos explanar todas as características da decoração escandinava, bem como lhe daremos dicas para aderir a este movimento. Acompanhe a seguir e transforme hoje mesmo a sua forma de decorar a sua casa:

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é a decoração escandinava?

A decoração do estilo escandinava nada mais é do que uma decoração que visa, acima de tudo, o conforto e o bem estar dos moradores. Acontece que a mesma foi inspirada na Escandinávia, região muito fria, que, teoricamente, “obriga” as pessoas a permanecerem dentro de suas casas.

Desse modo, para que esta estadia seja sempre confortável, não canse visualmente e seja aconchegante, é necessário que seja feito um planejamento para criar um ambiente propício ao bem estar.

Portanto, este é o objetivo e a regra principal da decoração escandinava: proporcionar conforto e bem estar para toda e qualquer pessoa que frequentar aquele determinado ambiente.

Características da decoração

Para poder criar um ambiente que considere as características da decoração estilo escandinavo, é importante que você se atente as considerações que destacamos abaixo:

Cores

Primeiramente, antes de adquirir qualquer móvel ou peça decorativa, é importante que você saiba quais são as cores mais utilizadas na decoração escandinava. Portanto, você precisa ter em mente que essa decoração visa o bem estar e a simplicidade. Logo, não é muito favorável utilizar cores que “pesem” ou “carreguem” demais a decoração. Afinal, isso poderia tirar todo aquele conforto visual, não é mesmo?

Portanto, se você está pensando em investir nesta decoração, opte por cores leves, como em tons pasteis, para os móveis. Já para as paredes, invista no clássico branco, para deixar um acabamento suave, destacando as suas peças delicadas.

Traços

A segunda mais importante característica dessa decoração é os seus traços. Isso porque os mesmos não são muito elaborados, cheio de curvas sinuosas ou “frufrus”, como vemos em muitos estilos decorativos por aí.

 

 

Afinal, como já mencionamos, o escandinavo conta com uma decoração mais simples, sem exageros de detalhes. Pois sabemos que ambientes muito carregados podem se tornar cansativos, quando permanecemos muito tempo no cômodo. Desse modo, carregar a decoração, em um local onde a casa é verdadeiramente um refúgio, pode ser um problema. Portanto, vá com peças simples, lisas, retas, sem muitos detalhes!

Quantidade de itens

Por fim, outro fator muito importante: a quantidade de móveis e peças decorativas. Lembre-se que no caso desta decoração você precisa prezar pelo conforto e, para isso, nada melhor do que um ambiente que permita a nossa circulação sem impeditivo algum. Afinal, só quem vive em local pequeno sabe o quanto uma infinidade de móveis e enfeites pode ser muito desconfortável.

Porém, isso também vale para ambientes maiores, ok? Você precisa considerar a circulação das pessoas de um modo confortável. E, além desse fator, a simplicidade é muito importante! Afinal, por que exagerar na quantidade de coisas se elas nem lhe trazem tanta utilidade e conforto assim? Foque no que lhe faz bem!

Como aderir a decoração escandinava

Agora que você já conheceu as principais características da decoração escandinava, não deixe de conferir as nossas dicas para deixar o seu lar renovado com esse estilo. Veja a seguir:

Monte um ambiente para você!

Em suma, podemos lhe dar a maior regra do movimento: pense me criar um lugar para você e sua família. Assim você estará preparando um ambiente para viver muitos momentos com seus familiares e amigos. Não deixe de pensar nos itens que lhe trazem bem estar e conforto: este é o ponto mais importante da decoração. Porém, se você ainda está um pouco “perdido” sobre o que fazer, siga as nossas dicas:

  • Mantas, almofadas e tapetes felpudos: As mantas e as almofadas são responsáveis por deixar qualquer ambiente mais aconchegante, não é mesmo? Portanto, invista em almofadas macias, firmes, grandes e pequenas. As mantas podem ser mais frias ou mais quentes, de acordo com a estação. Além disso, traga o conforto e o bem estar para os seus pés, com tapetes felpudos.
  • Estofados: É necessário ter estofados e cadeiras aos montes. Pois estes itens certamente irão trazer aquele conforto de roda de amigos.

 

(Foto: Pinterest)

 

  • Iluminação: Faça uma estratégia com iluminação natural! Afinal, a mesma é muito importante para trazer o conforto visual que esta decoração tanto preza. Aposte em janelas grandes, com cortinas leves e invista em espelhos para refletir a luminosidade.
  • O que te faz bem? Por fim, liste aqueles itens que lhe fazem bem e, a partir disso, usufrua deles! Você gosta de puff? Coloque em sua lista de compras. Gosta de sofá de suede? Coloque em sua lista também! Assim não haverá erro na busca por conforto.

Agora é com você

Agora que você já sabe todas as nossas dicas de decoração escandinava, é hora de pôr a mão na massa e criar aquele ambiente incrível em sua casa. Só não se esqueça de nos contar nos comentários qual foi a sua experiência nessa preparação! E, qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de nos contatar. Boas compras e boa decoração para você!